Secretaria de Ouro Fino transforma materiais recicláveis em decorações de Natal

Quem vive ou quem passa por Ouro Fino Paulista, em Ribeirão Pires, deve ter se deparado com uma decoração grandiosa no Natal do ano passado. Pois ela estará de volta nas ruas do bairro. Há um ano, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino (SDR) começou um projeto de recolha de materiais recicláveis para transformá-los em decorações natalinas.

Projeto surgiu em 2013; Equipe de trabalho é grande

Projeto surgiu em 2013; Equipe de trabalho é grande

A ideia surgiu após membros da secretaria terem observado alguns enfeites em cidades como Gramado. Mas, como a Secretaria não tinha tempo hábil para sua realização, optou por não fazer uma decoração ampla, embora tenha recebido doações de alguns parceiros, como a Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), por meio de seu presidente, Gerardo Sauter, que doou alguns cometas iluminados (aqueles que ficam pendurados nos postes), além da Secult (Secretaria de Cultura). O que foi arrecadado foi reformado e utilizado para enfeitar o bairro no Natal.

O projeto foi um sucesso, fomentando o interesse de alguns empresários da região e levando cerca de 2000 crianças à Vila do Papai Noel. Já em 2014, o planejamento começou cedo e foi encorpado, ganhando o nome de “Projeto Natal Sustentável”. A SDR montou uma parceria com escolas de Ouro Fino, que organizaram uma gincana: O aluno que trouxesse mais produtos feitos de pet ganharia um tablet.

A iniciativa deu certo e cerca de 30 mil produtos feitos de pet foram arrecadados entre 15 de maio e 20 de agosto. Funcionários da secretaria passavam nas escolas de uma a duas vezes por semana para realizar a coleta dos materiais doados. A SDR conta com o apoio dos pais dos alunos, bem com familiares, seus próprios funcionários e munícipes, tanto com as doações quanto com a montagem das árvores de Natal, bonecos de neve e anjos iluminados.

Compartilhe

Comente

Leia também