Saulo consegue normalizar atendimento na UPA após mudar sistema de gestão

O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, após ver sua imagem de gestor público atacada por conta do aumento de reclamações sobre falta de médicos, de remédios e do atendimento precário na UPA Santa Luzia, tomou medidas para conter a crise na Saúde. Desde que a nova equipe foi designada para resolver problemas na unidade, o atendimento aparentemente voltou ao normal e as queixas dos pacientes diminuíram.

Uma das medidas foi a designação de Abner Soares, então chefe de gabinete de Saulo, como diretor administrativo da UPA. Soares identificou pontos falhos na administração da unidade e propôs mudanças que resultaram no retorno da qualidade do atendimento. “Deixei o gabinete do prefeito com a missão de fazer a UPA funcionar. Verifiquei cada setor para sugerir algumas mudanças, na maioria simples, mas que fazem grande diferença. Nossa meta é ter 100% dos médicos satisfeitos com o local de trabalho, atendentes atenciosos e população bem assistida”, declarou. Abner completa: “Não estou sozinho, mas com um time disposto a fazer a mudança necessária para conseguirmos atingir esse objetivo”.

Segundo o prefeito, tentativas anteriores foram feitas para solucionar os problemas. “Com a crise passamos a atender mais pessoas de fora e os problemas aumentaram, mas acho que finalmente encontramos o ponto de equilíbrio. Não podemos ser completamente intransigentes e nem muito frouxos no comando da UPA, e o Abner é uma pessoa com boa diplomacia para lidar com os problemas diários de lá. Acho que acertamos o gerenciamento do local. O problema lá nunca foi falta de investimento, foi gestão. O Abner está lá para auxiliar o secretário Gerson e juntos estão colocando a casa em ordem”.

A população reconhece as mudanças no atendimento. A operadora Maria Helena da Silva, de Rio Grande da Serra, disse que foi bem atendida na manhã de ontem após procurar a UPA por conta de fortes dores abdominais relatou: “Fui muito bem atendida em Ribeirão Pires, agora saio de Rio Grande com a confiança de ter um ótimo atendimento aqui”.

Jairo Francisco Lima, também da cidade vizinha, declarou: “Estive aqui no mês passado e passei nervoso. Hoje foi só maravilha, o pessoal está de parabéns”.

Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, cerca de 30% dos mais de 10 mil atendimentos realizados pela UPA Santa Luzia por mês são de pacientes de municípios vizinhos como Rio Grande da Serra, Suzano e Mauá. Na manhã de ontem nossa reportagem constatou presença de 5 clínicos gerais, 2 pediatras e 1 ortopedista em atendimento na UPA.

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