Saulo autoriza tombamento do casarão de Herbert Richers

Parece ter chegado ao fim a longa disputa pelo tombamento de um dos imóveis de maior valor histórico e cultural de Ribeirão Pires, o casarão do cineasta e dublador Herbert Richers. Por meio do decreto municipal 6606/16, o prefeito Saulo Benevides oficializou o tombamento definitivo do imóvel. Há 15 anos entidades de preservação e história defendiam a necessidade do tombamento.

Lojas CEM terão 180 dias para restaurar o imóvel

Lojas CEM terão 180 dias para restaurar o imóvel

“Publicada em 1999, a Lei Municipal que dispõe sobre o patrimônio cultural de Ribeirão Pires nunca reconheceu oficialmente um bem patrimonial. A Casa Herbert Richers será a primeira inscrição do Livro do Tombo, extraviado há mais de 20 anos e recuperado agora em 2016”, declarou Marcílio Duarte, secretário adjunto de cultura e responsável pelo CATP (Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio). Com o tombamento, a proprietária do imóvel, Lojas CEM, fica obrigada a restaurá-lo em um prazo de 180 dias e conservá-lo com suas características originais.

“A reativação do CATP em 2014 mostrou o compromisso de nosso governo com as políticas de preservações e história no município. Desde o início da gestão, inauguramos 2 museus, restauramos a pinacoteca municipal e temos desenvolvido um intenso trabalho de resgate cultural”, declarou o prefeito Saulo Benevides.

Herbert Richers – Cineasta, proprietário da Herbert Richers Produções Cinematográficas S.A. Quando adolescente, Herbert se muda para Ribeirão Pires, época em que desejava ser fotógrafo por influência do tio. Foi amigo de Walt Disney e ao viajar para os Estados Unidos, conheceu uma nova tecnologia de dublagem desenvolvida por Disney e, por recomendação do amigo, introduziu no mercado brasileiro um novo padrão de dublagem. É a partir daí que nasce o império de Herbert Richers, com sua famosa vinheta “Versão Brasileira, Herbert Richers”.

Compartilhe

Comente

Leia também