Saúde na Escola promove formação de Coordenadores Pedagógicos

Programa que promove o bem-estar dos estudantes e suas famílias é desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Saúde

Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participaram nesta quinta-feira, dia 2, de formação sobre Saúde Bucal. O trabalho faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e de Saúde.

A capacitação foi ministrada pelas dentistas do Programa de Saúde Bucal do município, Márcia Itamoto e Maria Filomena Reali Salvadori aconteceu no Centro de Formação dos Professores (CEFORPE) e  abordou os seguintes temas: relação entre saúde bucal e qualidade de vida; anatomia e erupção dentária; definição das doenças bucais (cárie dental, doenças de gengiva, fluorose dentária, problemas ortodônticos e traumatismos dentários); prevenção das doenças bucais; amamentação; higiene bucal; hábitos alimentares saudáveis; utilização do flúor; prevenção de hábitos bucais nocivos (chupeta, mamadeira, sucção de dedos).

“Esta capacitação fornece e reforça orientações básicas sobre saúde bucal, para que os gestores participem direta ou indiretamente como agentes multiplicadores e ainda conscientizem de forma efetiva os pais sobre a importância bucal no desenvolvimento das crianças”, explicou a Coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Márcia Itamoto.

“O Programa Saúde na Escola enfatiza a promoção da saúde a partir de ações preventivas. É de fundamental importância atividades em parceria com a Secretaria de Educação para disseminarmos orientações sobre boas práticas”,  explicou a secretária de Saúde, Patrícia Freitas.

Programa Saúde na Escola – O Programa Saúde da Escola, promovido pelo Governo Federal através de parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação da cidade, beneficia cerca de nove mil estudantes das 33 escolas da rede municipal de ensino. Entre as ações realizadas estão palestras e atividades sobre alimentação saudável, Combate ao Bulliyng, a importância da atualização da caderneta de vacina, entre outras.

Compartilhe

Comente

Leia também