SADS de Ribeirão Pires trabalha com o diálogo para alavancar projetos sociais

A equipe de reportagem mal se acomoda na sala de Sonia Garcia, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), e ela já diz: “Antes de começar a entrevista, vou chamar o Leandro Feltran (secretário adjunto) e a Patrícia Campos Rocha (assessora especial), porque não estou nesta secretária sozinha”. Este é o espirito conjunto da gestão atual da secretária que a equipe de reportagem do Mais Notícias visitou para a série “500 dias do Governo Saulo Benevides (PMDB)”.

“Não trabalho sozinha”, diz Sonia Garcia sobre sua atuação na SADS/FOTO: Ygor Andrade

“Não trabalho sozinha”, diz Sonia Garcia sobre sua atuação na SADS/FOTO: Ygor Andrade

Os objetivos da Secretaria são de garantir às famílias e indivíduos a saída de grupos de vulnerabilidade social, por meio de programas de transferência de renda, qualificação profissional, auxílio na estruturação familiar e geração de emprego e renda. Para que isso seja feito, ela atua em diversas frentes que contemplam grupos específicos que vão desde a infância até o idoso, com diferentes situações socioeconômicas.

Para que os projetos funcionem é preciso diálogo com a sociedade e entidades envolvidas em trabalhos sérios. “Antes não havia um diálogo tão próximo quanto nós temos. É desta forma que conseguimos atender as demandas da cidade”, diz Sonia.

Outra atitude que a Secretária tem com a nova secretária é a análise de cada caso que chega às mãos de Sonia. “Eu tive um caso em que certo benefício, eu percebi que o dinheiro ia direto para as mãos do esposo, não da mulher. Sendo que quem administrava a casa era ela, não ele. Então não autorizei”, conta a secretária.

Projetos – A SADS é responsável pela seleção dos munícipes aprovados no programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal. “E é com o método de análise individual de cada caso que nós faremos as aprovações”, explica Sônia.

Outros projetos que estão sob os cuidados da SADS são: erradicação do trabalho escravo, “São Paulo Amigo do Idoso”, implantação do “Centro Novo Dia do Idoso”, acolhimento de crianças, adolescentes e jovens de até 21 anos, administração do programa “Bolsa Família”, gestão do “Bolsa Aluguel Social” para famílias de área de risco e do “Centro de Referência Especializado de Assistência Social”.

Compartilhe

Comente

Leia também