Sacolas plásticas não são mais as vilãs ambientais

Uma recente e inédita pesquisa promovida pela Agência Europeia de Meio Ambiente revela uma informação polêmica: sacolas plásticas poluem menos que sacos de papel ou bolsas retornáveis. O relatório aponta que as sacolas de polietileno de alta densidade (PEAD), usadas ​​por lojas em geral, são realmente mais verdes do que as supostas escolhas de baixo impacto, sendo quase 200 vezes menos prejudiciais ao meio ambiente do que as sacolas reutilizadas feitas de algodão, e têm menos de um terço das emissões de CO2 (gás carbônico) do que os sacos de papel que são dadas por alguns varejistas. 

Uma pesquisa inédita mostra que o polietileno pode ser menos prejudicial do que o algodão ou papel

 

Os resultados sugerem que, a fim de equilibrar o impacto de cada sacola de plástico, os consumidores teriam de usar a mesma sacola de algodão em cada dia útil por um ano inteiro, ou a utilização de um saco de papel, pelo menos três vezes, antes de jogá-lo no lixo ou na reciclagem. A maioria dos sacos de papel é utilizada apenas uma vez e, um outro estudo, apontou que sacolas de algodão são usadas somente 51 vezes antes de ser descartadas, tornando-se pior do que sacolas plásticas de uso único. 

A pesquisa foi encomendada em 2005 e programada para ser publicada em 2007, porém, até então, não havia sido divulgada ao público. Oficialmente, a Agência Europeia do Meio Ambiente diz que o relatório feito pelos doutores Chris Edwards e Meyhoff Jonna Fry ainda está sendo revisado. Apesar da revisão, a Agência Europeia não tem uma data para sua publicação, apenas informa que será em breve. 

O estudo pretende descobrir qual dos sete tipos de sacos tem o menor impacto ambiental, avaliando a poluição causada pela extração de matérias-primas, produção, transporte e eliminação. Verificou-se que uma sacola de plástico PEAD teria um potencial de aquecimento global inicial de 1,57 kg de CO2, caindo para 1,4 kg de CO2 se re-utilizado uma vez, ou o mesmo que um saco de papel usado quatro vezes (1,38 kg de CO2). 

Uma sacola de algodão teria de ser re-utilizada 171 vezes para emitir um nível semelhante, 1,57 kg de CO2. Os pesquisadores então concluíram que a sacola de PEAD apresenta os menores impactos ambientais nas opções de uso individual em nove das 10 categorias de impacto. “A sacola teve um bom desempenho porque foi a bolsa mais leve considerada de uso único”. 

As sacolas plásticas são mais “verdes” do que as “sacolas verdes”

 

Bilhões de sacolas plásticas são usados em todo o mundo por ano, não deixando dúvidas de que causem problemas ambientais como lixo e poluição marinha, bem como a utilização do petróleo. A sua re-utilização reduz seu dano. No entanto, o novo relatório sugere que, se os consumidores mudarem para outras alternativas, eles têm que usar essas mais vezes para serem mais verdes. 

O relatório traz à mente uma outra avaliação do ciclo de vida realizada pela Agência do Ambiente, mas desta vez em fraldas descartáveis​​, que sugeriu que as ​​”eco fraldas” (reutilizáveis), eram  mais prejudiciais para o ambiente do que materiais descartáveis como fraldas Pampers,  pois a lavagem exige consumo de água e emite carbono por gasto de energia elétrica. 

Após a publicação desse relatório, as agências governamentais devem deixar de aconselhar os pais a usarem fraldas ecológicas. A internacional Rede Ambiental da Mulher (Womens Environmental Network) também desistiu de sua campanha após confrontar os resultados preliminares da pesquisa. 

Assim, a dúvida que resta é que tipo de sacola se deve usar. 

Todos os tipos de sacos têm um impacto. A melhor solução seria a utilização de uma sacola retornável de algodão centenas de vezes, provavelmente usado constantemente por anos. Se você não vai fazer isso, uma sacola de plástico (re-utilizada como um saco do lixo) é a melhor opção. 

Você pode acompanhar a matéria original no site do The Independent em http://ind.pn/eCZwmS

Compartilhe

Comente

Leia também