Sabesp orienta como limpar a caixa-d’água

O próprio morador pode fazer o serviço, mas deve estar atento à segurança; para caixas de grande porte, a recomendação é contratar empresa especializada

(13/6/2019) Quando chega ao imóvel, a água fornecida pela Sabesp é potável, livre de micro-organismos nocivos à saúde. É essencial que a caixa-d’água esteja limpa para que ela não seja contaminada e fique imprópria para consumo, colocando em risco a saúde de quem a utiliza. Assim, todos devem fazer a sua parte. A caixa, por exemplo, deve ser lavada a cada seis meses.

Fazer a limpeza não é tão complicado. O próprio morador pode fazer isso, mas ele deve tomar cuidado com a segurança, pois em muitos casos as caixas-d’água estão em local de difícil acesso ou com risco de queda. Para
as caixas de grande porte, como as de condomínios, a Sabesp recomenda que busque serviço profissional.

A limpeza não pode ser feita com escovas de aço, palha de aço, vassoura e assemelhados. Deve-se utilizar somente água sanitária na proporção recomendada e nunca usar detergentes, removedor, sabão ou outros produtos químicos.

Outro ponto muito importante é manter a caixa bem tampada, para que não entrem insetos, sujeira ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças e a necessidade de limpeza extra.

ROTEIRO DE LIMPEZA:

1. Feche o registro ou prenda a boia;

2. Limpe primeiro a tampa e remova-a;

3. Mantendo um palmo de água no fundo e com saída tampada (para evitar que a sujeira escoe pelo ralo), lave o interior da caixa com um pano úmido. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

4. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo;

5. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa-d’água de 1.000 litros);

6. Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de balde ou caneca de plástico, utilize-a para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas. Faça isso a cada meia hora até completar duas horas;

7. Após duas horas, abra a saída e esvazie a caixa. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.

8. Depois de abrir o registro (ou soltar a boia), use a primeira água para lavar banheiro ou pisos.

É imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e limpar a caixa-d’água periodicamente. E, se o cliente morar em um condomínio, vale consultar o síndico para saber como anda a limpeza da caixa-d’água do prédio e se o procedimento tem sido realizado dentro do período aconselhado.

Compartilhe

Comente

Leia também