RPG (Reeducação Postural Global)

A técnica consiste em sessões de exercícios de alongamentos e fortalecimentos, associados a posturas nas quais o fisioterapeuta submete o paciente.

A sessão de RPG é individual (só o paciente e o fisioterapeuta no consultório), com uma maca apropriada para a realização da técnica.

Na primeira sessão, o fisioterapeuta mapeia as alterações posturais do paciente e só aí traça a conduta de acordo com a cadeia muscular mais afetada

A reeducação de postura é global, pois trabalha o corpo inteiro do paciente e não só a coluna, como se imagina.

É realizada uma avaliação postural na primeira sessão, onde o fisioterapeuta mapeia as alterações posturais do paciente e só aí traça a conduta de acordo com a cadeia muscular mais afetada, ou existem também pacientes com alterações de cadeia mista (cadeia muscular anterior e posterior).

O RPG é indicado no tratamento das escolioses, hipercifose, hiperlordose, retificações da coluna vertebral, hérnia de disco, abaulamento discal, ciatalgia, cervicobraquialgia, pós-operatório de coluna vertebral, lombalgia, cervicalgia e dorsalgia.

O RPG, além de deixar a postura mais bonita, ainda melhora a qualidade de vida do paciente, aliviando as dores musculares e prevenindo alterações na coluna como hérnias de disco, osteoartroses e desvios posturais.

Lauselaine de Brito(CREFITO 71811-5)

Laila Figueiredo Pontes(CREFITO 38672-LTS)

Joelma da Silva Fonseca(CREFITO 90312-5)

Equipe RPG do Hospital Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também