Rotaract promove ações de destaque em Ribeirão Pires

Um dos clubes de serviços mais importantes do planeta, o Rotary Club tem, entre suas entidades, o Rotaract, um programa fundado em 1968 nos Estados Unidos com objetivo de promover o “Companheirismo através do serviço” e assim auxiliar aos que estejam em situação de maior vulnerabilidade social.

Jonas (ao fundo no centro) aposta no companheirismo através do serviço

Uma das suas sub-sedes, o Rotaract Estância Centro, funciona em Ribeirão Pires desde 2006, quando por iniciativa do então diretor Pró-Juventude da entidade, José Anilto dos Anjos, o Capitão Anilto, teve sua primeira diretoria formada. De lá para cá, o clube só cresceu e ganhou reconhecimento nacional, chegando, inclusive a ser premiado com o título de Melhor Projeto de Semana Mundial de Rotaract, entre outras láureas.

Notório pelas atitudes sociais, o clube não se coloca como uma entidade de ajuda: “O Rotary não prega o assistencialismo, mas sim a realização de projetos que permitam transformações naquele grupo, naquele local. Mais do que dar o peixe, ensinar a pescar”, afirma o atual presidente local da entidade para o atual Ano Rotário (que vai de julho de um ano a julho do outro), Jonas Moreira Silva, sobre o clube direcionado a jovens entre 18 a 30 anos.

Entre outros projetos importantes, o grupo participou do Brincança (em conjunto com a FIRP), o Cleanup Day, que promoveu a limpeza do Camping Municipal, o Trilharact, que promoveu o contato com a natureza e também o plantio de árvores e o Dia Rosa, com ações sociais voltadas à saúde e o bem-estar de mulheres da cidade, dentre outros nos mais diversos ramos. O Rotaract também participa há seis anos do Festival do Chocolate, na barraca do espeto de morango.

A organização, com todas estas ações, busca promover o desenvolvimento pessoal e, exatamente por isso, está aberto a novos sócios. “Para participar, basta frequentar as reuniões, entrar em contato e participar ao menos de um evento ou um projeto”, explicou o presidente, antes de ressaltar: “A pessoa tem que querer. É um trabalho voluntário e não há salário”.

Mais informações sobre o clube e suas ações podem ser obtidas pelo site www.rotary4420.org.br/ribeiraopiresestancia ou pelo facebook: http://on.fb.me/QNOyQI.

Compartilhe

Comente

Leia também