Rio Grande da Serra celebra 49 anos rumo ao futuro

Por Izabel Ferré e Danilo Meira

Amanhã, 3 de maio, Rio Grande da Serra comemora 49 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que hoje conta com 44 mil habitantes ocupando uma área de 33 km², tem origem no antigo povoado de Rio Grande, que se estabeleceu no planalto da Serra do Mar e se caracterizou como ponto de passagem de tropeiros que se ocupavam do transporte do sal de São Vicente.

O município teve origem em 26 de maio de 1560 pela divisão de terras nos campos de Jeribatiba, a terceira aldeia construída pelos jesuítas. A vila passou a ser denominada vila de Rio Grande pelo decreto do Marquês de Alegretti em 1640. Na mesma época, muitos tropeiros utilizavam o “Caminho do Mar” passando pelo povoado do “Alto da Serra”, numa dessas paradas e andanças veio a falecer um dos tropeiros, que segundo a lenda foi sepultado num promontório próximo ao local da parada, onde posteriormente foi marcado por uma rudimentar cruz de madeira posteriormente substituída por uma capela, a atual “Capela de São Sebastião”. Anos mais tarde, o lugarejo em que se localizava a igrejinha chamou-se por sua fundação Santa Cruz, por ter sido construído o “Orador” no dia três de maio em homenagem a Santa Cruz.

O grande crescimento veio mesmo a partir de 1867, quando estação da São Paulo Railway, atual Linha 10 da CPTM, teve suas obras concluídas e foi inaugurada. A partir de 1870, as pessoas começaram a chegar no povoado, aumentando a população com rapidez e, posteriormente, trabalhando na extração de carvão, manganês, grafite e água mineral.

Em 1945, com a instalação da Eletro-Cloro (antiga Elclor, atual Solvay) em Paranapiacaba, o crescimento do outroa vilarejo já era notável, com a presença intensificada de comércios, dando início ao inevitável movimento de emancipação. Em 1964, cem anos após a chegada da linha férrea, cidade enfim se torna um município independente, ao conquistar sua Emancipação Político-Administrativa de Ribeirão Pires.

Hoje, um paraíso ambiental, a cidade busca intensificar seu crescimento de forma ecologicamente correta, apostando no turismo para alcançar o desenvolvimento sustentável e assim caminhar rumo ao futuro. Parabéns, Rio Grande da Serra.

Compartilhe

Comente

Leia também