Rigras realiza ação educativa de Transito

A Rigras, empresa que fornece o transporte público municipal em Ribeirão Pires, está realizando desde o dia 22 de maio ações com seus funcionários para debaterem práticas que tornam o sistema viário da cidade mais seguro e consciente.

Situações de Tranito foram demonstradas aos profissionais

300 profissionais, entre eles mecânicos e motoristas, estão participando de atividades que ensinam métodos e ações que garantem um trânsito mais seguro, gentil e humano. Pintura, artes cênicas, música e palestras são algumas das tarefas propostas para trazer um momento diferenciado e promover a discussão sobre um trânsito mais seguro para todos.

“Esse curso que estamos realizando na Rigras, oferecemos para todas as empresas da cidade que tem interesse em estimular profissionais, de todas as áreas, sobre a mudança comportamental dos condutores, de forma a desenvolver e consolidar comportamentos de civilidade, acessibilidade e inclusão no trânsito”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves. “Com a mudança de comportamento, pretendemos consolidar a preservação da vida e a promoção da tranquilidade pública”, completou.

Os cursos são didáticos e participativos, com três horas de duração por aula em cada etapa, estimulando ações que promovem a reflexão e a prevenção de acidentes. O mecânico Tiago Sousa, de 28 anos, participou da formação e aprovou a iniciativa. “Foi uma atividade diferente do que costumamos fazer. Um momento mais pessoal, onde pessoas que pouco interagem na empresa se juntaram para falar sobre nossas vontades de um trânsito melhor”, afirmou Tiago.

Segundo Edenísio Bezerra da Silva, motorista da empresa, a realização de cursos surte efeito e é notada por profissionais que já atuaram dirigindo em outras cidades. Profissional da Rigras à três meses, ele diz que nunca havia participado de atividades que despertam esse tipo de consciência ao longo dos 24 anos de profissão. “As pessoas em Ribeirão Pires são diferentes, graças ao contato social. Trabalhei em outras cidades do ABC e o olhar pelo ser humano é diferente. Precisamos mudar nossa visão de trânsito”, declarou Edenísio. A ações na Rigras tem término previsto para o dia 10 de junho.

Ribeirão Pires vem trabalhando ao longo desse mês de campanha do “Maio Amarelo ” em ações para prevenção de acidentes, conscientização e educação no trânsito. Já foram realizadas intervenções em escolas,  campanhas de bloqueios nas principais vias que corta a cidade e também em empresas, como a Rigras.

Segundo a prefeitura, Ribeirão Pires  é uma cidade preocupada com a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam o sistema viário. E ações como essa continuarão durante todo a ano, não apenas nesse mês em que se realiza a campanha do “Maio Amarelo”.

Serviço: As empresas que tenham o interesse em proporcionar atividades de Educação no Trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito está com agenda aberta. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (11) 4825-5083 ou pelo e-mail [email protected].

 

Compartilhe

Comente

Leia também