Ribeirão possui quase 25% de Mata Atlântica conservada

Árvore é vida e sustenta a vida

Regular o clima, melhorar a qualidade do ar, alimentar animais, proporcionar sombra e realçar a beleza da paisagem. Essas são algumas das funções das árvores, cujo dia de comemoração é celebrado hoje (21) em todo o País. Atualmente, muitas delas estão hospedadas nas áreas remanescentes da Mata Atlântica, que em 2017 estavam ocupando 16,3% de todo o Estado de São Paulo, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica.

De acordo com dados do Atlas de Mata Atlântica de 2016, se as informações forem regionalizadas, verifica-se que 24, 68% da Mata Atlântica original cobre o município de Ribeirão Pires. Este número equivale a 131 campos de futebol.

As cidades do Grande ABC que superam esse número são São Bernardo, com 43,20% de Mata Atlântica original em sua área, Rio Grande da Serra, que abriga 40,56% de Mata original, e Santo André, que possui 37,01%.

Já o município de Mauá guarda 8,46% de Mata Atlântica, o equivalente a 79 campos de futebol; Diadema possui 2,21% e a cidade de São Caetano 1% de Mata original. Esse monitoramento sobre cada cidade é feito desde 1990 através de parceria da SOS Mata Atlântica com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Para a Diretora Executiva da SOS Mata Atlântica Márcia Hirota, “é importante que todos ajudem a preservar e proteger a Mata Atlântica e garantam a preservação da floresta para que essas áreas sejam mantidas”. Segundo ela, a contribuição pode vir quando se visita e conhece as áreas e unidades de conservação.

Compartilhe

Comente

Leia também