Ribeirão Pires terá campanha de prevenção ao Câncer de Próstata

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 70 mil homens são diagnosticados com a doença no Brasil, isso equivale a 8 casos por hora.

Edinaldo Paulo dos Reis, da Santa Casa, Gazeta, do Mais Notícias e o vereador Eduardo Nogueira

Edinaldo Paulo dos Reis, da Santa Casa, Gazeta, do Mais Notícias e o vereador Eduardo Nogueira

Para informar o maior número de homens sobre o assunto, Ribeirão Pires terá uma campanha de prevenção ao câncer de próstata. Idealizada pelo vereador Eduardo Nogueira, ela será promovida em parceria com o empresário Antônio Carlos de Carvalho, o Gazeta, Editor do Jornal Mais Notícias e o diretor administrativo da Santa Casa de Ribeirão Pires, Edinaldo Paulo dos Reis e consistirá em palestras educativas e na realização de exames preventivos em idosos da cidade.

A primeira palestra será realizada no CRI (Centro de Referência ao Idoso), na próxima terça-feira (10), às 16h30, tendo em foco os depoimentos de Eduardo e Gazeta, que foram vítimas da doença. Após as falas, os interessados poderão se inscrever para fazer um exame de sangue (PSA), que detecta qualquer anormalidade tornando possível um tratamento com altas taxas de sucesso. A Santa Casa de Ribeirão Pires se dispôs a realizar 100 exames para o grupo de maior risco, (terceira idade), o exame é simples e o resultado sai rápido.

A doença, uma das que mais preocupam atualmente, geralmente não apresenta sintomas, por isso a necessidade do exame preventivo após os 50 anos.

Até algum tempo atrás o exame preventivo era realizado, unicamente através toque retal por um médico urologista, o que de certa forma dificultava o acesso a prevenção. Hoje, o exame de toque que causa certo constrangimento a maioria dos homens só é realizado caso o exame de sangue detecte alguma alteração.

Compartilhe

Comente

Leia também