Ribeirão Pires sedia reunião de comandantes da GCM do ABC

Na última quinta-feira (25), foi realizada uma reunião com todos os comandantes da Guarda Civil Municipal da região do Grande ABC. Essas reuniões são realizadas mensalmente, e desta vez, teve Ribeirão Pires como sede.

Comandantes das GCM discutiram questões relativas à função

Comandantes das GCM discutiram questões relativas à função

Durante o encontro, foram discutidos temas como a avaliação de desempenho, discussão de projetos das secretarias da Prefeitura de Ribeirão Pires, avaliação de ocorrências, qualificação e requalificação dos guardas municipais, além do estatuto da guarda.

Em Ribeirão Pires, o Estatuto da Guarda foi aprovado em junho deste ano com a proposta de valorizar o quadro da GCM que vem desempenhando atividades papel importante ao incrementar as forças de segurança em atividade na cidade.

Na reunião também foi discutida a Lei 13.022, de 8 de agosto de 2014, sancionada pela então presidenta da República, Dilma Rousseff, que insere as guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública, além de garantir o porte de arma e dar poder de polícia aos agentes. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio quanto a vida das pessoas. O documento também destaca que o direito pode ser suspenso em razão de “restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.

Recentemente, a GCM ganhou uma nova comandante, Neide Aparecida Rodrigues de Sousa que era a Inspetora mais antiga da corporação.

Compartilhe

Comente

Leia também