Ribeirão Pires promove 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

Nos próximos dias 28 e 29, Prefeitura de Ribeirão Pires realizará a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. No dia 28, o evento acontecerá das 18h às 21h, na Câmara Municipal de Ribeirão Pires – Rua Domingues de Oliveira nº12 – Centro. Já no dia 29 de fevereiro, o encontro será realizado das 08h às 18h, na Associação Cultural Nipo Brasileira (KAIKAN), localizada na Rua Primeiro de Maio, nº 56 – Centro.

A conferência tem como objetivo promover um debate sobre a transparência de governo e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle do uso dos recursos e da gestão pública. Esta etapa é a primeira de três conferências que formam a organização da etapa nacional, prevista para maio deste ano em Brasília. A etapa estadual acontece em março, na cidade de São Paulo.

A conferência municipal discutirá quatro eixos temáticos definidos pela CGU – Controladoria Geral da União: promoção da transparência pública, acesso à informação e dados públicos, mecanismos de controle social, engajamento e participação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle, além de diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

“A população ribeirãopirense está convidada para participar e não é necessário fazer inscrição antecipada. Basta comparecer ao primeiro dia de conferência para credenciamento”, afirma o secretário de Política Comunitária e Institucional – SPCI, Donizete de Freitas, que preside a comissão organizadora da Consocial, formada por cinco membros, sendo um gestor, um representante de conselho e três membros da sociedade civil.

Compartilhe