Ribeirão Pires lança Protocolo de combate a violência

Na última quinta-feira, 11, foi lançado em Ribeirão Pires o Protocolo de Atendimento aos munícipes em situação de violência. O documento apresenta o que é violência, citando, inclusive, definição da Organização Mundial da Saúde: “Considera-se violência como uso intencional de força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.

Vereadora Cléo Meira durante apresentação do Protocolo

Vereadora Cléo Meira durante apresentação do Protocolo

A vereadora Cléo Meira esteve no lançamento do Protocolo e disse estar satisfeita com os avanços que a cidade vem tendo em relação à preocupação com estes casos. “Fiquei muito feliz em participar do lançamento oficial e quero parabenizar a todos que participaram deste movimento. Ivone Jordão, Dra. Sonia Garcia, a Secretária de Saúde, Lair Moura, Luiz Grande entre outros nomes de extrema importância para a evolução destes trabalhos que se tornarão referência”, destacou a vereadora.
Entre os objetivos do Protocolo está “contribuir para a qualificação dos profissionais da Prefeitura e o planejamento e execução de ações que resultem na melhoria da qualidade da atenção à saúde da população que sofre esse tipo de agravo”. Para isso, a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade trabalha em duas estratégias: capacitar e equipar os serviços para diagnosticar casos de violência e promover assistência adequada, bem como ampliar e desenvolver os serviços especializados ou de referência.

Compartilhe

Comente

Leia também