Ribeirão Pires encerra módulo I do curso gratuito de Braile

As aulas são oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria Pedagógica

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires encerrou nessa quinta-feira, dia 27 de julho, as aulas do primeiro semestre do Curso de Braile – Modulo I, ministradas no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFORPE).

As aulas são oferecidas para professores, profissionais da Educação e munícipes pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria Pedagógica, e ministradas pelo professor José Nilton, que é deficiente visual, e pela professora assistente Camila Lima.

O objetivo das aulas é transmitir o conhecimento da escrita e leitura braile, garantindo qualificação profissional àqueles que poderão atuar, direta ou indiretamente, com os deficientes visuais.

O curso, que contemplou 20 alunos, teve duração de 30 horas, abrangendo o código de leitura e escrita baseado em 64 símbolos em relevo utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. São oferecidas apostilas elaboradas pela Coordenadoria Pedagógica para consultas do conteúdo que abrange desde o alfabeto básico até códigos mais avançados de matemática

Para a Professora de Desenvolvimento Infantil (PDI), Viviane Aparecida da Silva, que leciona na Escola Municipal Professora Mabel Cunha, o curso foi uma oportunidade de qualificação. “As aulas são bem produtivas e nos preparam para atuar na inclusão escolar”, contou.

Os participantes receberão, ainda, certificado de conclusão  do curso. “Com os professores capacitados, estamos promovendo a inclusão na vida social e no ambiente escolar, garantindo a educação integral dos munícipes”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

Compartilhe

Comente

Leia também