Ribeirão Pires destina materiais coletados no Festival do Chocolate para reciclagem

Cooperpires triou lixo produzido no Festival do Chocolate para posterior reciclagem

Durante a 12ª edição do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, que aconteceu entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, no Complexo Ayrton Senna, todo o lixo produzido pelos visitantes passou por triagem da Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Material Reciclável da cidade – e teve posterior destinação para reciclagem. Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município, nos três finais de semana da festa foram coletados 1.596 quilos de materiais. A maior quantidade foi de papelão (532 quilos), seguido por latinhas de alumínio (376 quilos) e garrafas pet (193 quilos).

Na sexta-feira, o trabalho dos cooperados começava às 18h; aos sábados, às 15h e aos domingos, às 11h, concluindo-se em todos esses dias por volta das 23h30. Dez membros da Cooperpires se revezaram no período em que durou o Festival. Todo material triado era colocado em um caminhão, que descarregava os resíduos na Cooperpires no dia seguinte. Lá, eles foram prensados, ficando prontos para serem vendidos.

Estrutura – A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires iniciou suas atividades em 13 de setembro de 2004, com a cessão pela Prefeitura de um galpão com 250m² para realização dos trabalhos dos cooperados. A partir de 2009, a Cooperpires passou a contar com dois caminhões baú, oriundos do Programa Mananciais, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o município.

Desde 2012, a cooperativa opera em galpão de triagem de resíduos com 600 metros quadrados, oriundo de projeto apresentado ao Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Além disso, a partir de 2016, a cooperativa foi contratada para prestação de serviço de coleta seletiva, conforme preconiza a Lei Federal nº 12305/2010, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Compartilhe

Comente

Leia também