Ribeirão Pires cria novo serviço para funcionários municipais

Ribeirão Pires conta com novo serviço para os funcionários Municipais. Trata-se do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho dos Funcionários Públicos Municipais) que, entre outras funções, ficará responsável pela realização de exames médicos e avaliar pedidos de afastamento. A reportagem questionou o custo anual que o ofício trará aos cofres públicos, no entanto, a Prefeitura se limitou a dizer que “não há custo adicional, pois os técnicos envolvidos são funcionários efetivos que foram apenas realocados para esta atividade. Com relação ao espaço utilizado, também em nada teve impacto financeiro, pois a Prefeitura já fazia uso da referida área”.

Serviço atenderá funcionários públicos municipais

O novo serviço foi criado sob a justificativa de que havia necessidade de “se estabelecer sistemática para maior eficiência no Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho”, segundo publicado no Diário Oficial. O SESMT será responsável por realizar exames médicos admissionais, periódicos, demissionais, readaptação de função, analise de pedido de afastamento para tratamento de saúde, além de exames de retorno ao trabalho. Também compete ao órgão a concessão de licença para tratamento de saúde aos funcionários municipais. Aos profissionais de engenharia de segurança no trabalho, cabem tarefas relacionadas à gestão de segurança e saúde ocupacional.

O órgão contará com Médico do trabalho, Engenheiro ou arquiteto com especialização em Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em enfermagem com especialização em enfermagem do trabalho, que serão indicados pela prefeitura.

“Compete ao SESMT esclarecer aos gestores e funcionários públicos possíveis riscos no ambiente de trabalho e promover ações para neutralizá-los ou eliminá-los, priorizando sempre a saúde, o bem-estar dos profissionais, a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais”, explica Adriano Dias Campos, secretário de Administração e Modernização da cidade.

O SESMT está localizado no Shopping Garden (Rua Felipe Sabbag, 220 – 3 º andar – salas 4F e 4G) O telefone da Segurança do Trabalho é o 4828-9148. Já o da Medicina do Trabalho é 4828-9153. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Horário de Atendimento: Médico:  Segunda-feira: das 14h às 18h; Terça-feira: das 8h às 11h; Quarta-feira: das 9h às 13h; Quinta-feira: das 8h às 11h.

 

Compartilhe

Comente

Leia também