Ribeirão-pirense representa o Brasil em competição no Chile

O atleta Gabriel Rusca de Oliveira, da equipe de treinamento do RPFC (Ribeirão Pires Futebol Clube), com seu Sensei Marcos Húngaro disputará, nos dias 9 a 11 de setembro, o Campeonato Pan-Americano sub 17 de Judô em Santiago, no Chile. Antes terão três dias de concentração na cidade de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo juntamente com os 64 atletas convocados para a competição.

Da esq. - Sensei Marcos Húngaro, Gabriel e Sensei Danilo Henriques

Para o coordenador técnico das categorias de base da Confederação Brasileira de Judô, Luiz Romariz, as concentrações são fundamentais para um relacionamento melhor entre a comissão técnica e os atletas. “Cada atleta tem sua necessidade e suas particularidades. Com estes três dias que temos em média de concentração, podemos conhecer melhor aquele atleta e ele também tem a chance de entender como são os procedimentos e as normas da Confederação Brasileira de Judô”, explica Romariz.

Além de conhecer melhor cada judoca, as concentrações também ajudam no lado psicológico. “O atleta quebra o gelo de estar na seleção. Muitos, inclusive, defenderão o Brasil pela primeira vez. Queremos este atleta em sua plenitude física e também psicológica e para isto damos todas as orientações necessárias nas reuniões e treinos que acontecem nas concentrações”, conta Romariz, que também ressalta a importância para as cidades que recebem a Seleção Brasileira. “A presença da Seleção ajuda a divulgar a cidade na mídia local e fomenta o judô na região”.

O Brasil disputará os campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano sub 17 e sub 20 com a maior delegação que já saiu do país, com um total de 80 pessoas. Entre os atletas que garantiram suas vagas em processo seletivo realizado em junho deste ano, estão medalhistas em mundiais da categoria.

A diretoria e professores do RPFC desejam ao atleta muito sucesso: “Acreditamos em sua capacidade desta conquista pelo seu desempenho nos treinamentos. Parabéns, em estar participando juntamente com a Seleção Brasileira”.

Compartilhe

Comente

Leia também