Ribeirão e Rio Grande iniciam Campanha de Vacinação

Até 31 de agosto, UBSs da cidade disponibilizam doses para imunizar moradores

A Prefeitura de Ribeirão Pires inicia amanhã (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Até 31 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade disponibilizarão doses da vacina contra as doenças, das 8h às 17h. da campanha de imunização.

Crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a poliomielite – paralisia infantil. Para o sarampo, a vacina está disponível para moradores de 1 a 49 anos, de acordo com a orientação de imunização para cada faixa etária.

Sobre a poliomielite – A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Pode infectar tanto crianças como adultos e causar paralisia muscular. A transmissão ocorre pelo contato pessoa-pessoa, via fecal-oral ou oral-oral – gotículas expelidas ou ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus.

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de forma direta por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Pode ser contraída em qualquer idade, especialmente crianças. Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e tosse.

Esquema vacinal – Crianças de 12 meses a menores de 5 anos: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 a 9 anos que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice

Pessoas de 10 a 29 anos: duas doses da vacina tríplice

Pessoas de 30 a 49 anos: uma dose da vacina tríplice viral

Confira abaixo os endereços das Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Pires:

UBS Central: Rua Dr. Virgilio Gola, 24, Centro

UBS Ouro Fino: Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753, Centro, Ouro Fino Paulista

UBS Santa Luzia: Rua Prof. Antonio Nunes, 551, Santa Luzia

UBS Quarta Divisão: Estrada do Sapopemba, 5000, Quarta Divisão

UBS Jd. Luso: Rua Julio Prestes, 22, Jardim Luso

UBS Jd. Valentina: Rua Francisco Tometich, 274, Jardim Valentina

UBS Jd. Caçula: Rua Fagundes Varela, 08, Jardim Caçula

UBS Vila Sueli: Rua Antonio Zampol, 221, Vila Sueli

UBS Guanabara: Rua Fermino G. Pereira, 398, Vila Gomes

UBS Centro Alto: Rua Aurora, 61, Centro Alto

Campanha também tem início em Rio Grande da Serra

A Campanha Nacional de Vacinação também vai acontecer em Rio Grande da Serra. Amanhã (4), Dia “D” de vacinação, todas as UBSs da cidade estarão abertas das 8h às 17h para imunizar contra o sarampo, a rubéola e caxumba (poliomielite). Dia 18 de agosto (sábado) também será Dia “D” de vacinação.  Já de segunda a sexta-feira os postos estarão abertos das 7h às 17h. Os alvos principais de imunização são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para este público a meta é vacinar cerca de 2.607 crianças.

 

Compartilhe

Comente

Leia também