Regra sem exceção

Uma lei deveria valer para todos, certo? Não deveria haver esse negócio de “em toda regra há uma exceção”, pois isto gera bagunça, além de ser injusto.

Ao longo da semana que passou, esse foi o pensamento exposto pelos leitores do Mais Notícias. O motivo foi a realização do “Festival da Vida do Grande ABC”, evento gospel que aconteceu nas dependências do Ribeirão Pires Futebol Clube nos dias 03, 04, 06 e 07 de setembro. Ninguém foi contra a celebração, pelo contrário, todos acharam a ação muito bacana, já que paz e união é uma coisa que não só a região, mas o mundo inteiro precisa pregar. O problema foi o barulho. O som estava muito alto e se estendeu após as 23 horas, infringindo, assim, a Lei do Silêncio. Os munícipes questionaram o cumprimento dessa legislação, uma vez que o caso desse evento não é o primeiro que passa do horário. Na última edição do Festival do Chocolate, a maioria dos shows também teve fim após a meia-noite.

Quando iniciamos este editorial indagando se a lei deveria servir para todos, é porque em um dos comentários, um leitor escreveu em nosso site que apostava que se ele promovesse uma festa em sua casa e o evento ficasse até “altas horas”, logo uma viatura policial chegaria à sua porta. Certamente isso aconteceria mesmo e a equipe do Mais Notícias presenciou essa situação. No mesmo dia em que acontecia o Festival da Vida, nossa reportagem estava em um evento realizado em um local fechado, no Jardim Maristela. A festa se encerraria pontualmente às 23 horas, para não infringir a Lei do Silêncio, mas faltando um pouco mais de meia hora para o término, uma viatura policial foi até o local para alertar sobre a altura do som. Se o som de uma festa de pequeno porte tem hora para acabar para não perturbar o sossego de quem não tem nada a ver com aquilo, a mesma norma deveria servir para os grandes eventos, sem contar que o som de uma festinha familiar nem se compara com a potência de uma festa com mais pompa.

Regra é regra e deve ser seguida, quer seja para uma simples reunião entre amigos, quer seja para um megaevento.

Compartilhe

Comente

Leia também