Região forma Brigada de Combate a queimadas

A formatura da primeira turma de brigadistas para combate ao fogo em mata ocorreu dia 30, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O grupo é composto por membros do Grupo de Trabalho (GT) Defesa Civil e das Guardas Civis Metropolitanas dos municípios do Grande ABC.

Brigadistas compõem a primeira turma formada no ABC

O curso para a formação dos 70 brigadistas foi aplicado pelo Corpo de Bombeiros em dois dias de atividades. “A partir de agora, cada um dos formados é também um multiplicador. Hoje são 70, em um ano poderão ser 150”, explicou o tenente-coronel Hamilton da Silva Coelho Filho. “O principal é ajudar a população. Na hora de combater um incêndio está todo mundo junto”, conclui o coronel.

A existência da brigada é um dos requisitos para os municípios obterem o selo verde-azul, expedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Ao receber a certificação, os municípios têm algumas vantagens, como preferência para angariar verbas estaduais.

Durante a solenidade, a secretária executiva do Consórcio, Dra. Eliana Bernardo da Silva, recebeu uma certificação de amiga da Defesa Civil. Segundo ela, “quem está no Poder Público tem que fazer a diferença, principalmente nas ações em defesa do planeta. As portas do Consórcio estão sempre abertas para ações como as de hoje”.

Pioneirismo – O Grande ABC é a primeira região a aderir completamente ao programa para a formação de brigadistas. De acordo com o coordenador do GT, capitão Eduardo Drigo da Silva, “não há região que esteja tão bem organizada como o ABC e que tenha reuniões periódicas e contínuas para o planejamento de ações”.

Compartilhe

Comente

Leia também