Reciclar o óleo de cozinha, uma atitude responsável e rentável

Diariamente, na cozinha de muitos brasileiros, dinheiro e degradação ao meio ambiente são jogados no ralo da pia. Esse fenômeno de desperdício poluidor é realizado quando descartamos o óleo de cozinha usado. Segundo o Ministério da Agricultura, 6 milhões e 634 mil toneladas de óleo foram produzidas em 2009 no Brasil. O consumo interno foi de  4 milhões e 100 mil toneladas, o restante foi exportado. Uma pesquisa feita pelo Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) mostra que 50% de todo esse óleo é descartado de forma irregular ao ser jogado na pia ou no vaso sanitário.

Coletar o óleo em garrafas PET e depositá-las em centros de coleta pode contribuir inclusive com criação de emprego

Inúmeros programas de reciclagem são realizados por empresas ou organizações não governamentais sérias que visam a preservação e encontram na reciclagem até uma forma de ganho social.

Em Santo André, o Instituto Triângulo realiza uma série de ações para o desenvolvimento de mobilização ecológica urbana, contribuindo para que as pessoas pratiquem ações sustentáveis por meio de consumo responsável.  Entre suas atividades, a organização se dedica em coletar óleo usado em bares, hotéis, restaurantes, empresas e escolas em 170 pontos de entrega por toda Grande São Paulo. Todos os meses são arrecadadas quase 20 toneladas de óleo usado. O Instituto Triângulo transforma esse material em um produto conhecido como Sabão Ecológico Triângulo que é comercializado e gera renda para quem trabalha no instituto. Por três anos, o instituto realizou uma ação patrocinada pela Petrobras, onde voluntários foram de casa em casa explicando como separar o lixo e ter uma atitude sustentável.

Eduardo Maki, diretor do instituto, diz que o óleo descartado no ralo cria uma camada de gordura no encanamento, uma fonte de proliferação de ratos e baratas. “Retiramos o resíduo que causa o impacto no ambiente urbano, reaproveitamos e ao mesmo tempo criamos acesso a inclusão social e um produto. A missão do instituto é incorporar no cotidiano das pessoas a preservação do ambiente”, aponta Maki.

Sabão feito com a reciclagem do óleo e que é tão eficiente como o tradicional

A reciclagem de óleo de cozinha é muito importante para a redução de gases efeito estufa. Segundo Levi Torres, coordenador de projetos da ONG Ecoleo, “um litro de óleo de fritura contamina 20 mil litros de águas e ainda gera gás metano, 21 vezes mais nocivo à camada de ozônio que o carbono”. Levi aponta que a reciclagem também diminui a exploração de recursos naturais. “No caso desse óleo, estamos plantando centenas de quilômetros de soja para produzir biodiesel. E enquanto isso, estamos jogando o mesmo óleo pelo ralo da pia. A reciclagem do óleo colabora com a preservação de nossos rios, lagos, mares e oceanos”, comenta.

Biodiesel, ração animal, sabão em pedra, massa de vidro, fertilizantes, amaciante de couro, acendedor de churrasqueira, tintas, vernizes, graxas, óleos lubrificantes, massa asfáltica e solventes são alguns dos subprodutos que podem ser feitos com o óleo descartado em sua cozinha. Uma vez coletado em “ecopontos”, localizados em condomínios, associações, escolas ou mesmo cozinhas industriais, o material é levado à uma empresa para ser tratado. Lá, o óleo é filtrado de forma a reter todo e qualquer tipo de objeto ou resíduo estranho (ossos, peles e sujeiras provenientes das ruas). Após todo esse processo, a empresa envia o resíduo a outras indústrias para a produção dos subprodutos citados.

“O óleo de cozinha é um resíduo valioso que hoje é desperdiçado pela simples falta de conhecimento dos governos. Não é apenas o óleo que é descartado incorretamente, temos diversos tipos de materiais que poderiam gerar renda e trabalho para milhões de pessoas. De fato o lixo é luxo e fonte de renda. O vaso sanitário e a pia são os destinos mais comuns para o óleo após a fritura. Nesse caso, o óleo desaparece do campo da visão, porém, o estrago que ele fará nas tubulações particulares e públicas é imenso” explica Levi. Para ele, se reciclássemos ao menos 5% do que é produzido, seriam gerados mais de 10 mil postos de trabalho apenas com o resíduo.

Em Ribeirão Pires, é possível fazer a doação de óleo entregando diretamente no Colégio São José que, posteriormente, faz a entrega ao Instituto Triângulo. Para saber a localização dos postos de coleta ou obter mais informações sobre como ser um doador de óleo de cozinha usado, basta acessar os web sites www.triangulo.org.br e www.ecoleo.org.br/ecopontos.

Camada endurecida de gordura criada com o acumulo de óleo jogado no esgoto

Compartilhe

Comente

Leia também