Que bicho é esse? – Tubarão-martelo

O grande tubarão-martelo encontra-se nas zonas costeiras dos mares tropicais e subtropicais em todo o mundo a profundidades de até 80 m. No verão, esse tubarão migra para águas mais frias. Apesar de sua reputação de comedor de homens, o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões lista apenas 18 ataques – nenhum deles fatal.

Menos de 20 pessoas foram atacadas pelo grande predador

O grande tubarão branco, pelo contrário, matou pelo menos 60 pessoas. Os cientistas que estudam os tubarões-martelo dizem que eles são pouco agressivos, mas, como qualquer outro grande predador, devem ser tratados com extremo cuidado.

As outras oito espécies de tubarão-martelo são todas menores que o grande tubarão-martelo. As duas maiores são: o peixe-martelo (Sphyrna zygaena), que cresce até 4 m de comprimento e o tubarão-martelo (Sphyna lewini), 3,7 m de comprimento.

O acasalamento ocorre de noite quando os machos seduzem as fêmeas. Cada fêmea dá à luz cerca de 20 a 40 crias, que atingem 70 cm de comprimento. Os extremos dos “martelos” das crias estão dobrados para trás para que não fiquem entalados. À medida que o tubarão amadurece, o martelo torna-se mais definido. As crias defendem-se sozinhas assim que nascem, mas ficam nas zonas costeiras até se tornarem maiores.

Compartilhe

Comente

Leia também