Que bicho é esse? – Lêmure

O lêmure é um primata que existe apenas em Madagáscar e nas ilhas Comores, no sul do continente africano.

Apesar de viverem apenas nesses territórios, existem mais de 20 espécies diferentes de lêmures, que têm tamanhos completamente diferentes. O menor é do tamanho de um esquilo e o maior é do tamanho de um lobo.

Esses primatas se alimentam de frutos, folhas, insetos e outros pequenos animais

A maior espécie de lêmure é o “Indri”, que mede 70 centímetros e pode pesar cerca de 10 quilos.

O menor é o Microcebus myoxinus, com um corpo de apenas 6 centímetros, mas com 13,6 cm de cauda. Pesa cerca de 30 gramas.

O lêmure vive habitualmente nas árvores, mas também é muito ágil no solo, onde vai, de vez em quando, à procura de comida. O lêmure também adora saltar de árvore em árvore.

As espécies mais conhecidas de lêmure são as diurnas. Mas a maioria das espécies é noturna, ou seja, só está ativa durante a noite. Apesar disso, quase todas as espécies de lêmures adoram se esticar ao sol.

O lêmure é um animal social, ou seja, anda sobretudo em grupo. Algumas espécies, ao cair da noite, começam a chamar os outros membros do grupo através de guinchos e grunhidos. Há outras espécies que, para se chamarem umas às outras, esticam a cauda para cima.

Por serem tão sociáveis uns com os outros, a maioria dos lêmures é amistosa e se dá bem com as pessoas. Infelizmente, a maior parte das espécies de lêmure está ameaçada de extinção, uma vez que as florestas onde vivem estão sendo destruídas.

Compartilhe

Comente

Leia também