Que bicho é esse? – Cobra jararaca

No dia 07 de abril, o Mais Notícias publicou sobre o susto que uma moradora da Rua Marechal Artur Costa e Silva, na Vila Sueli, em Ribeirão Pires, levou ao chegar em sua lavanderia: ela deparou-se com uma cobra jararaca. O animal estava em meio às roupas que estavam separadas para serem passadas. A Guarda Ambiental foi acionada e o réptil foi encaminhado ao Instituto Butantã.

O veneno desta espécie é altamente letal para os humanos e para os animais domésticos. Qualquer dentada destas serpentes necessita de tratamento hospitalar ou veterinário urgente

A cobra jararaca habita em largas áreas da América do Sul, nomeadamente no Norte da Argentina, Brasil e Venezuela. O habitat preferido destas cobras são os terrenos agrícolas, mas também é possível que se encontrem junto aos grandes aglomerados urbanos, já que aí encontram alimento com grande facilidade.
Alimentação – A base da alimentação destes animais são os pequenos roedores, sobretudo ratos, contudo, a sua dieta pode incluir também outros répteis e batráquios (antiga denominação da classe dos Anfíbios).
Reprodução – As jararacas são ovovivíparas, portanto, as crias desta espécie já nascem completamente desenvolvidas e prontas para caçar ao fim de algumas horas. Normalmente, e por ninhada, nascem cerca de 18 pequenas serpentes.
Tamanho – Os animais desta espécie costumam ter cerca de 1,2 metros, embora ocasionalmente se possam encontrar alguns um pouco maiores, dependendo da idade e da abundância de alimento.

Compartilhe

Comente

Leia também