Que bicho é esse?

Essa ave de cor acinzentada pouco conhecida é muito curiosa, sua aparência é uma mistura de pato, pelicano, cegonha e principalmente garça. O Shoebill é conhecido também como Bico-de-tamanco, por de fato possuir o bico no formato do calçado de madeira. Costuma ser

Shoebill ou Bico-de-tamanco

presente no leste-central da África, até por isso é um bicho pouco conhecido pelos brasileiros.

Seu habitat são as áreas de alagamento: pântanos de água doce, pântanos densos e grama. Pode ser visto em cima de árvores, mas normalmente estarão no chão em um local que tenha água por perto. Estima-se que atualmente existam apenas entre 8 e 10 mil Shoebills e por ser um animal vulnerável é protegido por lei na África.

As características são muitas, além da cor cinza e do bico grande de cor bronzeada, esse bicho costuma medir entre 115 a 140 cm, possui topete branco e as pernas longas e magras. Quanto a alimentação, é um bicho basicamente carnívoro, come peixe e pequenos répteis como cobras d`água, rãs, lagartos, e tartarugas pequenas.
O Shoebill é uma espécie solitária, ou seja, normalmente não anda em bando. É possível ver esse bicho no mesmo espaço que o outro, mas certamente eles estarão distantes. A relação com humanos é diferente, costumam ser muito dóceis e tolerantes. Outras características interessantes são: a ausência de som e a movimentação constante do bico (semelhante a das cegonhas). Ele tem uma vida média de até 30 anos.

Compartilhe

Comente

Leia também