Qualidade de vida: “um minuto para mim”…

“Um Minuto para mim” é um livro de Spencer Johnson, M.D., onde temos dicas sobre como despertar o sentimento eufórico de renovação e bem-estar para você e para os que lidam de perto com você. Esse é também o objetivo da Atividade Física como qualidade de vida. Para combatermos o mau comportamento induzidos por hábitos decorrentes dos confrontos da vida moderna, ou seja, sedentarismo, reserve “alguns minutos para você” e previna-se contra:

Atividade física tem como objetivo despertar o sentimento eufórico de renovação e bem-estar para você e para os que estão ao seu redor

  • Sedentarismo: provoca o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
  • Má Alimentação: atualmente já virou um costume das pessoas assumirem a falta de tempo para dar maior atenção para aquilo que está comendo, como está comendo, onde e o que se come. Sabemos o que é ter uma má alimentação: ingerir alimentos muito ricos em gordura, fritura, salgados, sanduíches além de doces e açúcares. Mas a falta de ingestão de verduras, legumes, frutos e alimentos orgânicos também é um mau hábito. O descuido com a alimentação pode levar a doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, gastrite, colesterol elevado, obesidade, osteoporose, câncer, entre outros.
  • Estresse: são alterações neuro-psicológicas do indivíduo resultantes do hábito de vida moderna, onde não há “tempo” para se preocupar com a alimentação saudável e qualidade de vida. O estresse é conhecido como a primeira causa da maior parte das doenças: fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, tensão muscular, dores nas costas e pescoço, etc.
  • Depressão: é uma doença marcada por mudanças externas no comportamento, energia e ânimo de uma pessoa. Os sintomas vão desde sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até alterações na sensação corporal com dores, desconforto no batimento cardíaco, dificuldade digestiva, entre outros. A atividade física aumenta o ritmo cardíaco e a circulação sanguínea aumentando a quantidade de estimulantes da produção de novas células.

Qualidade de Vida é um direito de todos nós. Porém, somos responsáveis pelo empenho que dispendemos nessa procura e a credibilidade que damos a ela.

Sandra Regina Bento Moreira

Coordenadora da Academia Nova Aguazul

CREF. 007185-G/SP

Compartilhe

Comente

Leia também