Quais são os cuidados com os peixes de água salgada?

As pessoas que porventura optarem por ter um aquário de água salgada em casa, sem dúvida não irão se arrepender, pois poderão desfrutar de um verdadeiro ‘pedaço do mar’ em casa. A beleza dos peixes coloridos e de sua vegetação irá transformar o ambiente tornando-o mais acolhedor.

Ter um aquário é assumir uma responsabilidade. E, como com qualquer outro bicho de estimação, os peixes dependem de seus donos para ter uma boa qualidade de vida. O primeiro passo é a escolha de uma loja idônea com conhecedores do assunto. Depois disso, se preocupe com a nova casa dos

Siga os oito passos para cuidar se seu aquário.

peixes, que deve ser um tanque com ao menos50 litros, pois estes peixes precisam de mais oxigênio.

Outro fator importante é a escolha do local. Procure um lugar espaçoso onde não bata sol diretamente. No fundo do aquário use material calcário ao invés de areia e nunca coloque água da torneira, o correto é utilizar água deionizada, tratada por um filtro que purifica quase 99% da água. Para ajudar a montar corretamente seu aquário, veja abaixo a lista com oito itens:

1 – Kit para medir o pH, dureza, amoníacos, nitritos e se a água está ácida, neutra ou alcalina. Estes fatores devem ser controlados, pois, o seu equilíbrio garante a saúde dos peixes e a sua variação, quando brusca, pode-se prejudicá-los.

2 – Sifão para limpeza.

3 – Pedra porosa: aumenta a oxigenação da água e elimina outros gases.

4 – Anti-cloro.

5 – Luminária: iluminação.

6 – Termostato: regula a temperatura da água, sendo que a variação de 2º para cima e 1º para baixo pode causar disfunções metabólicas nos peixes.

7 – Filtro biológico: elimina substâncias tóxicas produzidas pelos detritos dos peixes, ou os transforma em sais minerais.

8 – Bomba de circulação submersa ou compressor de ar: movimenta e oxigena a água, além eliminar o CO2.

Compartilhe

Comente

Leia também