Projeto Visão Cidadã ensina consciência de trânsito para crianças

Em atividade há mais de 15 anos, o projeto Visão Cidadã, concebido pela ODA (Organizações Didáticas e Artísticas), ajuda na construção e conscientização dos pequenos cidadãos.  A mini-cidade instalada em Santo André, com sinalização de trânsito, prédios, casas, túnel, parquinho, ruas, semáforos e faixas de pedestres ensina as crianças. Os pequenos podem interagir com essa estrutura, acompanhados de atores profissionais e pedagogos, que representam personagens e conduzem as atividades do dia.

Projeto transmite para as crianças noções de trânsito

O projeto é composto por algumas atrações, denominadas por “estações”. Entre elas, Estação Motoristas, Estação Clube do Pedestre, Estação Vigilantes, Estação Conhecimento e Estação Segurança Veicular.

Na Estação Motoristas, as crianças aprendem brincando com bicicletas, triciclos e seus respectivos equipamentos de proteção. Assumem o papel de verdadeiros motoristas e aprendem a respeitar as regras de trânsito, sinalização e pedestres. Já na Estação Clube do Pedestre, as crianças se caracterizam com adereços e roupas e, guiados por uma guia turística, aprendem a andar pelas calçadas, obedecer à sinalização de trânsito e respeitar os motoristas.

Outro aprendizado ocorre pela observação de um motorista irresponsável na Estação Segurança. O condutor leva as crianças em um ônibus cenográfico a uma viagem imaginária e é repreendido pelas ações erradas. Desta forma elas aprendem noções de segurança e manutenção preventiva de veículos. Já na Estação Conhecimento, as crianças participam de um quizz sobre diversos conceitos relacionados ao projeto.

“Sabemos que é através da educação destes pequenos que conseguiremos que sejam adultos conscientes das leis e regras do trânsito”, conta Odaisa Otero, diretora e produtora cultural da Oda eventos.

A ideia de montar um parque temático foi trabalhada para que as crianças pudessem sair do espaço reproduzindo os conceitos aprendidos.  “Nossa missão é tornar a criança responsável, ela recebe uma medalha e esta lhe dá o direito de passar os conceitos adiante. Os pais têm que se cuidar, pois eles têm ‘vigilantes’ no próprio carro”, conta a diretora. Após o passeio os pais sentem o aprendizado pelos alertas dados nas ruas e nos veículos pelos filhos.

Para conhecer melhor o projeto ou agendar uma visita acesse o site http://www.visaocidada.com.br ou entre em contato pelo telefone 11 4977-9264.

Compartilhe

Comente

Leia também