Programa Melhor em Casa inaugura sede em Ribeirão Pires

A Secretaria de Saúde e Higiene inaugurou, na última segunda-feira (16), a sede do programa Melhor em Casa em Ribeirão Pires, localizado na Avenida Santo André, 7. O programa, oriundo do Governo Federal, tem por objetivo levar atendimento médico nas residências às pessoas que mais necessitam, afim de evitar o deslocamento do paciente até a unidade médica. Para manter o funcionamento do programa no Município, o Governo Federal repassa R$ 50 mil mensais vindos do Ministério da Saúde.

Sede fica na Avenida Santo André, 7

Ribeirão Pires conta com uma equipe formada por seis pessoas: duas médicas, uma fisioterapeuta, uma coordenadora, auxiliar de limpeza e auxiliar administrativo, que estão responsáveis por fazer o processo de triagem e atendimento aos pacientes.

Para cadastrar o paciente enfermo no programa, é necessário um laudo médico solicitando sua inclusão e procurar a equipe do Melhor em Casa (4824-3579) pós-alta hospitalar, como explica a coordenadora do projeto, Célia Regina. “Depois desse primeiro contato vamos até a casa do paciente, avaliamos o quadro clínico, fazemos um agendamento e encaminhamos para nossa fisioterapeuta e os médicos, que montarão um tratamento individualizado e humanizado”.

Ainda segundo a coordenadora, caso o paciente necessite de equipamentos hospitalares, o Programa irá fornecer. “Por se tratar de maioria de pacientes idosos ou vítimas de sequelas, temos uma parceria com a Aprespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) e caso haja necessidade de equipamentos iremos providenciar, como cadeira de rodas ou até mesmo cama hospitalar”, completou. Hoje o programa possui 130 pacientes cadastrados. A formalização do Melhor em Casa em Ribeirão Pires foi efetivada pela Prefeitura no início de 2017, com apresentação de projeto ao Ministério da Saúde e adesão ao programa federal.

“O programa era realizado em anos anteriores informalmente, sem estrutura para o bom desenvolvimento do trabalho dos profissionais. Estamos lutando com muita força para conseguirmos as coisas e cada inauguração dessa que é uma vitória.  A gestão está comprometida em humanizar o atendimento e é por isso que essa casa foi montada. Essa equipe atenderá o paciente em seu domicílio: Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção”, comemorou Patrícia Freitas, Secretária de Saúde e Higiene da cidade.

Para facilitar o deslocamento dos funcionários do programa, a prefeitura também entregou um carro que ficará à disposição dos mesmos.

Compartilhe