Professores de Ribeirão participam da Bienal do Livro

Docentes de Ribeirão Pires marcaram presença na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, até o próximo dia 22.

Livro de Sérgio Simka e Ítalo Meneghetti retrata a relação entre professor e aluno

No sábado (14), os professores do curso de Letras da FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires) Sérgio Simka e Ítalo Meneghetti autografaram, ao lado de demais autores, o livro “A relação entre professor e aluno” no Estande da WAK Editora. A obra é a terceira parceria dos escritores.

“Acho que o professor hoje tem focado muito a questão do conteúdo em detrimento da questão humana, então esse livro vem para problematizar o fato do professor não tratar com seriedade o aluno que está à sua frente. Por isso, a gente propôs uma seleção de artigos de dez autores, visando essa problemática”, fala Simka.

“Esse livro é um flagrante da humanização dentro da instituição de ensino formal, porque nos dias de hoje, informalmente, existe uma humanização no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, mas, institucionalmente, ainda prevalece o velho modelo: o professor exercendo, de algum modo que seja, a autoridade e essa autoridade descambando para o autoritarismo e no livro a gente apresenta, através dos nossos artigos e dos colegas que também escreveram, sugestões de como quebrar isso e criar um novo paradigma de relacionamento, isso do ponto de vista interdisciplinar, porque escrevem no livro desde matemáticos até pedagogos, então, o livro abrange uma série de profissionais de diversos âmbitos, mas todos com um ponto em comum: a humanização da relação entre professor e aluno”, explica Meneghetti, acrescentando que a obra trata também da relação entre professores e entre os docentes e diretores ou reitores.

Outro professor da cidade também esteve no sábado lançando seu livro. Paulo Franco autografou no estande da Editora Multifoco “A Quarta Parede”, um conjunto de poesias. Essa é a sétima obra do autor.

Paulo Franco lançou o livro de poesias “A Quarta Parede”

Franco escreve poesias desde os 12 anos. Hoje, aos 50, ele diz que o gênero é uma dádiva. “A poesia é o prazer de estar olhando a existência do ser humano e a minha própria de um ponto de vista um pouco mais aprofundado, além do senso comum, então, eu considero particularmente, um presente de Deus”.

Outro lançamento – Mais um ribeirãopirense tem seu livro entre os lançamentos da Bienal: “Brincando em Alto Mar – o animador sociocultural em navios de cruzeiro”, de José Carlos Ferreira de Moraes, publicado pela Editora Ícone, traz informações teóricas sobre a formação do animador, além de técnicas e práticas de como atuar e crescer nessa área. “Trata-se de um material pioneiro no Brasil e que se identifica muito com a nossa cidade no âmbito nacional, pois há vários animadores da nossa cidade que atuam ou já atuaram nesse mercado e que levam a bordo o nome da Pérola da Serra aos quatro cantos do mundo”, diz Moraes.

Em Ribeirão Pires, o lançamento do livro acontecerá no próximo dia 28, das 16h às 17h, na livraria Nobel, localizada na Rua Felipe Sabbag, nº 181, Centro.

Compartilhe

Comente

Leia também