Professores da rede municipal de Ribeirão Pires participam de formação sobre alimentação sensorial

Por meio da iniciativa, promovida de forma permanente, 600 docentes da Educação Infantil serão capacitados até o final do ano

Com o objetivo de estimular uma alimentação saudável explorando os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – das crianças de 0 a 3 anos matriculadas nas escolas municipais de Ribeirão Pires, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, entre dos dias 10 e 12 de julho, o Programa de Formação Continuada com os professores da rede.

A capacitação, que teve o tema “Comer em todos os sentidos”, aconteceu na Escola Municipal Prof. Valberto Fusari e contou com a participação de 90 Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI) das creches.

O conteúdo do encontro foi preparado pela Coordenadoria Pedagógica e pela Central de Abastecimento da Alimentação Escolar – setores da Secretaria de Educação. Entre as questões abordadas na formação estão a importância de estimular os cinco sentidos com ações ativas, lúdicas e interativas, que são decisivas e fundamentais para o desenvolvimento da personalidade das crianças, resultando numa alimentação saudável na vida adulta.

A proposta é atualizar os conhecimentos de cerca de 600 professores da Educação Infantil até o final do ano, com atividades realizadas no contraturno de trabalho do docente.

A professora da Escola Municipal Yoshiko Narita disse que a formação contribuiu para sua atualização profissional. “Essa qualificação vai nos ajudar no processo de ensino para  aprimorarmos o aprendizado”, disse

Para a secretária de Educação, Flávia Banwart, a alimentação escolar é uma extensão pedagógica. “O trabalho da Secretaria de Educação é a formação continuada dos docentes para que se tornem multiplicadores que, além da orientação para hábitos alimentares saudáveis, devem incentivar a autonomia e ainda conscientizar sobre o desperdício dos alimentos”, explicou.

Compartilhe

Comente

Leia também