Proerd forma alunos em Rio Grande da Serra

Formatura foi realizada no Teatro Municipal de Rio Grande da Serra

Aconteceu nesta quinta-feira (22) no Teatro Primeira-Dama Zulmira Teixeira a cerimônia de formatura e entrega dos certificados de conclusão do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Os formandos são alunos do quinto ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Rio Grande da Serra.

Além da diplomação e o juramento das crianças, foram lidas no palco as melhores redações de cada turma feitas pelos alunos ao fim do curso, que tiveram como tema “o que o projeto mudou em suas vidas”. Os vencedores ainda representaram suas respectivas classes no palco e receberam medalhas como prêmio pelos textos. Houve ainda apresentações de música, canto e dança das crianças.

A vice-prefeita, Professora Marilza, participou do cerimonial e falou sobre a importância do projeto: “O Proerd faz com que nossas crianças tenham a consciência do mal que as drogas causam, não somente a eles, mas também aos familiares e a toda a sociedade. Parabenizo os pais aqui presentes, por se preocuparem com a educação de seus filhos, aos professores, à Policia Militar e às crianças pelo certificado que recebem hoje”.

O Proerd

O projeto, que tem duração de 10 semanas durante o ano letivo, é executado pelo Governo do Estado de São Paulo através da Polícia Militar nas escolas estaduais, municipais e particulares, e visa prevenir estrategicamente o contato com as drogas e violência para crianças de 9 a 12 anos de idade.

Tem como instrutores Policiais Militares fardados, que ministram voluntariamente as aulas através de uma cartilha, e contam com a participação ativa de professores, pais e demais responsáveis, que são sempre orientados a levar o programa também a suas famílias.

A ideia central é ensinar às crianças técnicas focadas na resistência a pressão de companheiros que possam porventura lhes oferecer algum tipo de droga ilícita ou lícita, como álcool e cigarro, além de ensinar a não praticar o bullying com seus colegas e a não apoiar qualquer forma de violência.

Compartilhe

Comente

Leia também