Principais zoonoses transmitidas pelo leite

Por Eliana Maciel de Góes – Médica Veterinária (CRMV 4.534)

O leite pode se comportar como veículo de transmissão de microorganismos causadores de doenças em seres humanos, uma vez que a despeito de ser produzido por animais saudáveis, a contaminação pode se instalar durante as etapas de processamento, envase, transporte e comercialização do produto a partir de microorganismos que persistem viáveis no ambiente em ausência de parasitismo.

A despeito de ser produzido por animais saudáveis, a contaminação do leite pode se instalar durante as etapas de processamento, envase, transporte e comercialização do produto

Algumas infecções como a Brucelose e a Tuberculose são zoonoses clássicas transmitidas ao homem pelo leite e derivados. No entanto, a Listeriose alimentar é uma manifestação de registro recente considerada, sob tal forma, como zoonose emergente.

Dentre os quadros caracterizados por surtos abruptos de transtornos localizados no trato gastrointestinal (as toxinfecções de origem alimentar), a intoxicação alimentar estafilocócica é uma zoonose clássica e as provocadas pelo Bacillus cereus e Campylobacter jejuni são tidas como emergentes (esta última pode trazer sequelas neurológicas e articulares graves). Dentre os quadros tóxicos clássicos veiculados pelo leite e produtos lácteos, a intoxicação alimentar pelas toxinas do Staphylococcus aureus assume posição de destaque com participação variável segundo a região ou país. A intoxicação pelo Bacillus cereus torna-se um desafio aos procedimentos tecnológicos adotados para a conservação do leite, o microrganismo consegue resistir ao tratamento pelo calor e multiplicar-se em baixas temperaturas.

Surtos epidêmicos de Listeriose alimentar ainda não foram registrados no Brasil, porém, a sua ocorrência em outros países justifica a busca de medidas preventivas que impeçam a contaminação do leite e dos produtos lácteos após a pasteurização. A implantação e consolidação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovinas contribuirão para a redução dos casos de brucelose e tuberculose em seres humanos.

A valorização da consciência da importância das medidas higiênicas e do controle sanitário em todas as etapas da cadeia alimentar são pontos essenciais para a redução dos casos de zoonoses transmitidas pelo leite e derivados.

Compartilhe

Comente

Leia também