Prefeitura explica mudanças no atendimento de Assistência Social

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), iniciou ampliação de atendimento às pessoas referenciadas em serviços sociais na cidade. Para isso, as duas unidades do CRAS (Centro de Referência e Assistencial Social), localizadas hoje nos bairros Jardim Caçula e Ouro Fino, mudarão de endereço.

Em nota, a Prefeitura informou que “a alteração geográfica das unidades é fruto de um diagnóstico técnico do território com objetivo de garantir a Assistência Social a todos os munícipes”. Para isso, foi considerada a necessidade da oferta de serviços mais adequados aos munícipes e levada em conta a Política Nacional de Assistência Social, bem como as características do território e da população ribeirãopirense.

“Esta mudança busca corrigir um equívoco cometido pela gestão anterior, que instalou as duas unidades na cidade sem os estudos de mapeamento apontando quais bairros deveriam recebê-las. Este fato vem prejudicando o atendimento da população em maior abrangência”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Arnaldo Franco. “A mudança é extremamente favorável e não prejudicará os munícipes atendidos na unidade Caçula. Trata-se de uma localização central de fácil acesso para todos os munícipes atendidos pela unidade deste CRAS”, concluiu.

Segundo os estudos diagnósticos, o número de pessoas observadas passará de 12,81% para 53,15%. Com a mudança do CRAS do Jardim Caçula para a Vila Mortari, a unidade passará de 300 atendimentos ao mês, para 1.000 atendimentos, almejando alcançar 5.000 famílias. “Esse processo nos permitirá ampliar o número de pessoas referenciadas em nossos projetos sociais, continuar o mapeamento das famílias carentes de Ribeirão Pires e ajudá-las, trazendo mais benefícios e aumentando a qualidade de vida de um número maior de moradores”, explicou o prefeito Saulo Benevides.

Hoje, o CRAS Caçula atende os bairros da Região Represa (Jardim Caçula, Vista Linda, Represa, Jardim Planteucal, Sítio do Francês, Balneário Palmira, Jardim Valentina e Ponte Seca) e passará, na nova localização, a atender também a região central (Centro, Centro Alto, Vila Aurora, Estância Noblesse, Vila Suissa, Vila Mortari, Vila Sueli, Vila Gomes, Parque do Governador, Parque Aliança, Roncon, Jardim Luso, Jardim Itacolomy, São Caetaninho e adjacências).

Compartilhe

Comente

Leia também