Prefeitura de Ribeirão Pires incentiva posse responsável

A Prefeitura de Ribeirão Pires dá continuidade às ações para incentivar os moradores a adotarem animais e conscientizar sobre a posse responsável. A partir desse mês, serão fixados banners em pontos com grande movimento da cidade, como o terminal rodoviário, com informações sobre a legislação que proíbe maus tratos a animais.

Prefeitura de Ribeirão Pires incentiva posse responsável

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses da cidade levam alguns dos filhotes abrigados no canil às feiras-livres e outros espaços públicos ampliar o número de doações dos animais. Folhetos com informações sobre os cuidados necessários com cães e gatos de estimação também são distribuídos aos interessados.

“Investimos em ações educativas como forma de conscientizar a população sobre as responsabilidades que devemos ter com os animais. Incentivamos a adoção de cães, mas sempre lembrando aos moradores os cuidados que esses animais precisam, para impedir casos de maus tratados ou abandonado”, afirma o secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Jorge Mitidiero.

Fotos de cães adultos também são apresentadas, para que os moradores conheçam os animais do canil municipal. Além disso, durante todo o ano, o Centro de Controle de Zoonoses abre as portas para pessoas interessadas em conhecer e adotar cães e gatos abrigados do local. Desde janeiro até o mês de julho, cerca de 60 animais foram adotados.

Em julho, a Secretaria de Saúde e Higiene promoveu a campanha “Adote um Amigo. Visite o CCZ”. Durante todos os sábados do mês, o Centro de

Controle de Zoonoses promoveu diversas atividades recreativas, para atrair os visitantes.

Todos os animais do Centro de Controle de Zoonoses são vacinados e vermifugados. O CCZ da cidade está localizado à Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte. Mais informações sobre a adoção de cães ou outros serviços do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Animais de estimação exigem cuidados especiais

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições dentro de casa ou em um apartamento. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.

Compartilhe

Comente

Leia também