Prefeitura de Ribeirão Pires garante merenda na volta às aulas

A volta às aulas da rede municipal está agendada para o dia 4 de fevereiro e a Prefeitura de Ribeirão Pires tem feito um forte trabalho nos bastidores para que tudo fique pronto para receber as crianças. Segundo a Administração Municipal, a alimentação das crianças, que antes de 2017 era alvo de críticas pelo desabastecimento dos estoques e cardápio somente com itens básicos, está garantida, com itens que priorizam a nutrição e o bom desenvolvimento dos alunos. Dentre os vários avanços, está a reestruturação do Centro de Abastecimento de Alimentação Escolar. Prezando pela boa gestão dos recursos e a qualidade dos cardápios, a atual Administração destinou, nos últimos dois anos, cerca de R$ 5 milhões na compra dos alimentos que garantiram o abastecimento das escolas desde 2017.

“As escolas da rede oferecem refeições saudáveis aos alunos. Temos realizado a introdução de alimentos integrais, como macarrão e biscoito, muito importantes para crianças com problemas de diabetes, por exemplo. Temos também receitas e produtos para crianças com intolerância à lactose, proteína do leite. Adequações no cardápio para redução do sal estão sendo elaboradas pela nossa equipe”, explica a nutricionista do setor, Isabel Alonso.

“No ano passado, a equipe de nutricionistas do Cento de Abastecimento elaborou o Manual de Boas Práticas destinado às unidades escolares, bem como os Procedimentos Operacionais Padronizados – POP, que descrevem o cotidiano de atividades como higienização a serem realizadas nas escolas. Passaram pela formação mais de 250 agentes escolares”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart. Como novidade para este ano, está a reativação da cozinha experimental, uma forma de elaborar novas receitas e ensinar boas práticas e o aproveitamento integral dos alimentos.

“Nosso compromisso com o desenvolvimento de nossas crianças se traduz nas ações de fortalecimento do ensino, em todos os aspectos. Trabalhamos em agenda para garantir a evolução da qualidade da Educação, incluindo a revitalização de unidades escolares, alimentação nutritiva e de qualidade, uniformes, kits de materiais escolares, entre outros itens que contemplam os quase nove mil estudantes de nossa rede”, observou o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira.

Compartilhe

Comente

Leia também