Prefeitura de Ribeirão Pires cancela desfile cívico de comemoração ao aniversário da cidade

Uma das principais atrações nas comemorações do aniversário de Ribeirão Pires, o Desfile Cívico, foi cancelado. Tradicionalmente, o evento ocorre na manhã do feriado de aniversário da cidade, envolvendo a participação de alunos da rede municipal de ensino, guardas municipais, Polícia Militar, Bombeiros, fanfarras das escolas estaduais, jipeiros e integrantes de outras associações, atraindo grande parte da população para prestigiar a apresentação. É durante o desfile que geralmente autoridades políticas anunciam investimentos e obtenção de recursos importantes para cidade. Neste ano, apesar de comemorar 300 anos de fundação, a Ribeirão ficará sem o desfile.

 

Desfile foi cancelado em cima da hora, semelhante ao Festival do Chocolate em 2013

Desfile foi cancelado em cima da hora, semelhante ao Festival do Chocolate em 2013

 

Questionada a respeito dos motivos pelos quais houve o cancelamento a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto. Deu-se apenas ao trabalho de comunicar, em nota, a alteração no cronograma das festividades: “A Prefeitura de Ribeirão Pires informa que o Desfile Cívico a ser realizado no dia 19 de março, às 9h, foi cancelado”, informou. Segundo a nota encaminhada pela Comunicação da Prefeitura, as apresentações serão feitas em outro formato, nas respectivas escolas. O restante da programação do aniversário da cidade segue como prevista, com apresentações culturais e esportivas gratuitas.
Do lado do Sineduc (Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Município de Ribeirão Pires), o descontentamento com o cancelamento foi notado antes mesmo do anúncio oficial. “Desde às 8h estávamos ouvindo falar a respeito do cancelamento. Alguns pais de alunos nos paravam nas ruas e já perguntavam a respeito disso”, comentou a presidente do Sineduc, Perla Freitas, que também enfatizou que até o momento não havia recebido nenhuma notificação oficial. “Lamentamos que nossas crianças, que se empenharam muito durante o início do mês de março, agora não poderão participar das comemorações do aniversário da cidade com o desfile que tanto queriam”, disse.
Com relação à uma manifestação de professores e profissionais da Educação, programada para acontecer durante o desfile, a presidente do Sindicato negou qualquer ação agressiva por parte de seus sindicalizados que há mais de cinco anos estão brigando por reajustes salariais que a classe considera digna e justa para ambas as partes. “Não executaríamos nenhuma ação que colocasse em risco nossos alunos. Acho que deveria haver um planejamento maior com relação à isso”, finalizou Perla Freitas.
Representantes da APEOESP, entidade que reúne os profissionais das escolas estaduais distribuíram, desde ontem, um manifesto anunciando greve nacional entre os dias 17 e 19 de março. O grupo também planejava participar do desfile em tom de protesto, mas sem atos de vandalismo.
O Mais Notícias entrou em contato com Polícia Militar de Ribeirão Pires e procurou saber se era de conhecimento do Comando do Batalhão os motivos pelos quais teria sido o cancelado o Desfile Cívico. O Sargento Marcelo Barroso de Carvalho informou que apenas recebeu uma notificação avisando a respeito do cancelamento. “Não estamos cientes de qualquer manifestação, apenas fomos informados sobre o cancelamento”, disse o sargento.

 

Por  Ygor Andrade e Thiago Quirino

Compartilhe

Comente

Leia também