Prefeito empossa membros do Conselho de Combate e Prevenção à Dependência Química

Ontem pela manhã, no gabinete do prefeito Clóvis Volpi, foram empossados os novos membros do COMAD, o Conselho de Combate e Prevenção à Dependência Química, entidade que visa discutir junto ao poder público ações preventivas para coibir e prevenir a comercialização e uso de entorpecentes.

Órgão é composto por integrantes da sociedade civil e poder público

Com 40 membros, entre titulares e suplentes, a organização conta com representantes tanto do Poder Público quanto da Sociedade Civil. O primeiro é representado por membros das secretarias de Educação e Inclusão, da Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL), de Política Comunitária e Institucional, da Saúde e Higiene, da Promoção Social e Ações Comunitárias, de Assuntos Jurídicos, de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e de Segurança Pública.

O segundo setor tem representantes das Comunidades Terapêuticas, dos familiares de usuários das comunidades terapêuticas, do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), dos Sindicatos, da UMES/Grêmios, de Movimentos Populares, das polícias Civil e Militar, além das entidades de atendimento de auto-ajuda, como, por exemplo, o Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e a Pastoral da Sobriedade. “O Conselho de Segurança está engajado na prevenção às drogas e está disposto a colaborar no que for preciso”, afirmou Carla Soares, presidente do CONSEG e uma das integrantes do Conselho.

“Conselhos são importantes instrumentos de participação social. E era uma questão de honra ter este conselho atuando contra as drogas. Não adianta só prevenir ou só cuidar, mas sim fazer tudo isso”, afirmou Doni, secretário de Política Comunitária Institucional.

O Prefeito Clóvis Volpi, por sua vez, ressaltou a importância dos conselhos para a evolução das gestões públicas e das cidades: “Eu dou muito valor aos conselhos, mas sei que há muitos prefeitos que não gostam deles, têm dificuldade de lidar com eles, mas eu sou diferente. É bom que a comunidade esteja representada para que seja realizada uma discussão oficial, por isso, sempre agradeço às pessoas que deles participam”, explicou.

No final, ressaltou um dos grandes feitos de sua gestão que contou com a participação do Conselho de Educação: “Ribeirão Pires hoje é a segunda melhor educação do estado e a sexta do Brasil segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico). Isso significa que a participação da comunidade, esse prestígio, essa preocupação é o que tem conquistado esses números fantásticos. Talvez tenha sido essa a maior vitória em termos de Gestão Pública.Outros movimentos populares poderão fazer também com que melhoremos o trato com a coisa pública e o atendimento à comunidade”, concluiu o prefeito Clóvis Volpi.

Compartilhe

Comente

Leia também