Preenchimentos labiais: uma boca de arrasar!

Lábios carnudos, volumosos e sensuais são o “sonho de consumo” da maioria das mulheres e estão em seu ideal de beleza. Exemplos de famosas não faltam: Angelina Jolie, Scarlet Johnanson, o eterno símbolo sexual Marilyn Monroe, entre outros. Para quem não nasceu com este dote da natureza, recursos dermatológicos, como os preenchimentos labiais, podem dar uma mãozinha.

Conheça algumas técnicas para dar um “up” nos lábios

A dermatologista Érica Monteiro colaboradora da UNICCO (Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia), do Departamento de Dermatologia da UNIFESP (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo), esclarece algumas técnincas: “A tecnologia hoje permite não só fazer aumento dos lábios, também podemos tratar das rugas perilabiais (tipo código de barras), delinear o contorno e também corrigir assimetrias para deixar os lábios harmoniosos com o rosto”.

Para cada técnica, há opções para embelezar os lábios. “Para tratamentos das rugas, por exemplo, geralmente fazemos preenchimento da região e depois aplicamos a toxina para relaxar a musculatura e aumentar a duração da apliacação”, explica a dermatologista. Como a moda atual é desfilar com é lábios volumosos e bem definidos, os especialistas preferem os preenchimentos temporários.  O mais utilizado hoje em dia é com o ácido hialurônico, que é seguro, eficaz e deixa a boca com aspecto natural.

“Os preenchedores definitivos, como o silicone líquido e metacrilato, já foram usados, mas não estão aprovados para tratamento estético dos lábios, além disso, não são tratamentos reversíveis (se o paciente não gostar do resultado, se a “moda” mudar ou se ele tiver alergia ao produto, as sequelas serão permanentes)”, esclarece a especialista.

De acordo com a médica, o procedimento pode ser feito em todos os tipos de pele, desde que o paciente não tenha alergia a nenhum dos produtos utilizados e seja considerado apto a fazer o tratamento após avaliação do médico. Após receber anestesia local, o paciente pode retornar ao trabalho logo após a sessão uma vez que a recuperação é rápida. “Deve-se evitar comer alimentos muito duros nas primeiras horas. Podem ser feitas compressas com gelo se houver qualquer desconforto. É possível que apareçam hematomas, mas estes efeitos adversos desaparecem em poucos dias”, adverte a dermatologista.

O procedimento é indicado para mulheres de todas as idades, as adolescentes devem ser autorizadas e acompanhadas por um responsável.  É muito importante uma avaliação prévia da paciente, inclusive sobre seu estado de saúde em geral. Pacientes com diabetes e outras doenças devem ser cuidadosamente analisadas pelo especialista.

E aqui vai uma informação importante: nos pacientes negros, mulatos ou todos aqueles com problemas de pigmentação, que tendem a formar manchas escuras após pequenos ferimentos, o médico deve ser experiente e ter técnica apurada para evitar traumas.

Assim, se quiser arrasar com lábios bem definidos, procure um bom especialista.

Compartilhe

Comente

Leia também