Posto do Acessa São Paulo de Ribeirão Pires tem mais de 25 mil visitas à Internet em um ano

Ribeirão Pires investe constantemente em ações para promover a inclusão digital. Exemplo disso é a marca de acessos à internet alcançada em um ano de funcionamento do posto Acessa São Paulo, localizado no Jardim Caçula. Desde julho de 2010, foram registradas mais de 25 mil visitas à rede mundial de computadores. O espaço também abriu as portas para cursos e treinamentos de qualificação profissional.

Em média, 180 pessoas passam diariamente pelo posto em busca de serviços online, como vagas de emprego, pesquisas entre outras opções disponíveis na web. “Além de democratizar o acesso a serviços online, o Acessa São Paulo recebe moradores em busca de qualificação profissional”, ressaltou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires, Marcelo Dantas.

Em um ano, mais de 250 moradores participaram de cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da cidade, como de “Técnica de Textura”, “Dicas de Segurança Pessoal” e “Como Preparar um Currículo”.

As aulas fazem parte do projeto Capacita Ribeirão, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda para qualificar a mão de obra na cidade e preparar profissionais para ingressar no mercado de trabalho.

“Disponibilizamos cursos em regiões como o Jardim Caçula para garantir que moradores de bairros afastados do centro da cidade também tenham a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho”, explicou Dantas.

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, que tem por objetivo garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação. Em Ribeirão Pires, o posto está localizado à Rua Fagundes Varela, 35, Jardim Caçula.

Cursos online – Os moradores do Jardim Caçula e região também podem fazer mini cursos gratuitos online, no site do Acessa São Paulo. As aulas possuem cerca de 15 minutos cada. Basta entrar no site www.acessasaopaulo.com.br, na sessão Mini Cursos”, e escolher um dos temas disponíveis. “Faça o Tempo Render”, “Como Falar em Público”, “Controle suas Finanças” e “Como Preparar um Currículo” são algumas das opções disponíveis.

Abertas inscrições para curso de preparação profissional no Posto do Acessa São Paulo

A partir da próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito sobre Como Escolher uma Carreira. Serão disponibilizadas 20 vagas para as aulas ministradas no Posto do Acessa São Paulo de Ribeirão Pires, no Jardim Caçula. Os interessados deverão se inscrever até o próximo dia 06, no Posto de Atendimento ao Trabalhador, localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º Andar – Shopping Gardem – Centro, ou no próprio Posto do Acessa São Paulo da cidade, no Jardim Caçula.

O curso terá duração de quatro horas. Entre os temas abordados nas aulas estão conceitos sobre carreira profissional, como funciona o mercado de trabalho e as diferenças entre cursos formais e cursos profissionalizantes. Todos os alunos receberão certificado após a conclusão do curso.

Compartilhe