Polícia Militar oficializa retorno da Força Tática a Ribeirão Pires

Ativando ainda mais a parceria com os municípios foi realizada, na última sexta-feira, um evento de entrega de viaturas e reativação da Força Tática, departamento de policiamento ostensivo da Polícia Militar. Realizado na Tenda Multicultural, foram entregues cinco novas viaturas que atenderão as ocorrências com ações estratégicas na região.

O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, que esteve presente ao evento, afirmou que a segurança da região e o recebimento de novas viaturas com a reativação da Força Tática é um ganho para a cidade. “Em reuniões com a Polícia falamos sobre o esforço municipal na implantação de políticas públicas na área da segurança e foi anunciada a reativação da força tática. Desejo a todos os policiais e suas equipes que tenham muito êxito e sucesso no trabalho por Ribeirão Pires”, comentou. Ele ainda enfatizou o trabalho da corporação: “nos momentos mais difíceis, pensamos em Deus e na PM”.

Saulo ainda destacou a queda no índice de criminalidade e prometeu um esforço da Prefeitura para que a segurança seja ainda maior na cidade. “Temos alguns índices que apontam a redução da criminalidade. Sabemos e reconhecemos os esforços das Polícias Militar e Civil para alcançarmos estes índices. A Prefeitura vai colaborar ainda mais com esses esforços porque vamos inaugurar o Sistema de Monitoramento 24h”, disse.

A capitã da PM Graziela Bazili explica que a equipe é treinada para atuar até em situações de choque e crimes mais violentos, além de aumentar nossa força no patrulhamento. “A Força Tática trabalha a partir das informações vindas da comunidade, fazendo patrulhamento ostensivo onde há mais incidência criminal. Por isso, quanto mais a população apoiar, mais efetivo será o nosso patrulhamento”, disse, ressaltando a importância da comunicação de crimes por parte da população. A iniciativa ainda contou com apoio dos presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Segundos dados oficiais registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município de Ribeirão Pires apresentou uma diminuição nos índices de criminalidade como roubo, furto e homicídio em um comparativo entre 2014 e 2015. Em relação a roubos e furtos em geral, Ribeirão Pires apresenta queda de aproximadamente 26%. Este número pode ser explicado através da fiscalização e da ampliação da ronda ostensiva no município. Houve queda também nos casos de homicídio, de 21 casos em 2014, para cinco casos em 2015, variação de -76,19%. Já no furto e roubo de veículos, Ribeirão Pires registrou queda de -23,75% nos casos, apresentando quedas de 261 roubos para 201, e 379 furtos para 289.

GCM recebe benefícios – Saulo sancionou a Lei nº 042/2016 que criou o Estatuto da Guarda Municipal.  A batalha pela formação do documento já vem de seis anos e tem como proposta valorizar o quadro da GCM. A Guarda Civil Municipal é uma corporação uniformizada e armada, de caráter civil com estrutura, hierarquia e disciplina, fundamentada nas Constituições Federal e Estadual. “O estatuto é a nossa identidade e independência”, declarou Romana Barbosa de Almeida, presidente da Comissão do Estatuto. O Estatuto passou a vigorar a partir de 06 de junho de 2016, data de sua publicação.

Compartilhe

Comente

Leia também