Plantas tóxicas para cães e gatos

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

Os animais podem ter acesso a plantas tóxicas em vários locais, como no próprio interior da casa, no quintal ou em locais onde passeiam. Por isso é importante orientar os proprietários em relação às plantas mantidas em casa.

Os sintomas mais comuns de intoxicação são inespecíficos, como vômito, diarreia e salivação intensa. Podem também ocorrer queimaduras, convulsões, alterações cardíacas e renais graves.

Maioria dos casos de intoxicação ocorre por ingestão, porém o contato com as plantas também pode causar reações alérgicas, lesões traumáticas ou dermatite

A maioria dos casos de intoxicação ocorre por ingestão, porém o contato com as plantas também pode causar reações alérgicas, lesões traumáticas ou dermatite.

Em casos de suspeita de intoxicação por plantas, os proprietários de animais devem ser alertados para não medicá-los em casa, nem induzir o vômito, pois embora isso seja feito com boa intenção, muitas vezes pode agravar o quadro. Também não devem “esperar para ver se melhora”, pois em alguns casos é necessária a monitoração através de eletrocardiograma, lavagem gástrica, indução segura do vômito e outros procedimentos que somente o médico veterinário pode realizar. Lembrá-los de que quanto mais rápido o início da terapia com medicamentos que podem reverter o quadro, maiores as chances de boa recuperação do animal.

Evitar que o animal ingira uma planta tóxica nem sempre é possível, mas algumas medidas simples podem evitar a intoxicação. A primeira delas é saber se as plantas que estão no ambiente são tóxicas. Se a pessoa não quer se desfazer delas, devem ser mantidas cercadas ou fora do alcance dos cães e gatos. Os animais não devem passear soltos ou sozinhos; estando presos à coleira podem ser rapidamente afastados de qualquer planta que tentem ingerir. Sempre que possível, deve-se evitar que o cão ou gato passeie livremente em sítios, chácaras ou fazendas. Devem-se também evitar receitas ou remédios caseiros feitos com plantas, chás e infusões sem orientações do médico veterinário.

Algumas plantas tóxicas mais comuns são: Comigo-ninguém-pode; Azálea; Trombeteira; Coroa-de-Cristo; Mamona; Espirradeira; Espada de São Jorge; Ruibarbo; Hortênsia; Mandioca Brava.

Compartilhe

Comente

Leia também