Petrobras leva filmes gratuitos para salas de aulas de Rio Grande da Serra

O projeto “Cinema BR em Movimento”, patrocinado pelo Sistema Petrobras, exibiu filmes gratuitos do circuito nacional para 1.650 alunos da rede pública de ensino de Mauá e Rio Grande da Serra na primeira quinzena de outubro. No dia último dia 04, o projeto contemplou os alunos da Escola Estadual Issamo Serikiyaku de Mauá com as produções infantis ”Turma da Mônica em Uma Viagem no Tempo – O Filme” e ”Eu e Meu Guarda Chuva”.

Em Ribeirão Pires, o projeto foi bem recebido pelas crianças

Em Rio Grande da Serra, o projeto beneficiou aproximadamente 1.000 crianças de escolas municipais, que assistiram à produção infantil com Mônica e sua turma numa divertida viagem no tempo para reunir moléculas dos quatro elementos básicos da natureza – ar, água, fogo e terra – usando uma máquina construída por Franjinha. As sessões aconteceram no salão nobre do Fundo Social de Solidariedade do município.

Nesta temporada, o projeto já foi desenvolvido em Ribeirão Pires e até o final do mês ocorrerá em Santo André e São Bernardo do Campo. Nos últimos quatro anos, ele passou a ter foco sobre as escolas da rede pública de ensino como forma de complementar a vivência cultural e gerar conteúdo para as aulas após a exibição dos filmes. Em 2011, a previsão é atender 200 instituições educacionais e 50 mil estudantes em todo o país. Os filmes são exibidos exclusivamente a estudantes de escolas de cidades pré-selecionadas.

O Cinema BR em Movimento passará por 115 municípios neste ano, com a estimativa de realizar 661 sessões para cerca de 80 mil espectadores. As exibições fazem parte do Circuito Comunitário, que prevê democratizar o acesso de populações excluídas das salas de cinema, seja por questões geográficas ou econômicas, buscar novos espaços à margem da TV e da indústria fonográfica, além de transformar o espectador em agente transformador de realidades locais.

Compartilhe

Comente

Leia também