Pessoas portadoras de deficiências são o principal tema discutido em conferência

No último sábado (23) aconteceu a IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Ribeirão Pires, com mais de 60 pessoas presentes a temática abordada foi, “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.

O evento ocorreu na escola Eng. Carlos Rohn

O evento ocorreu na escola Eng. Carlos Rohn

“A questão da deficiência deve ir além de e atravessar as demais políticas e ações, para garantir a igualdade de oportunidades e inclusão verdadeira a todos”, disse a secretária de Politicas Comunitária e Institucional Jéssica Palacio. A Secretária também afirmou que é necessário enxergar o cidadão de com deficiência como um sujeito de direitos.

O evento também contou com a palestra de Flávio Henrique, presidente do CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), que desenvolve trabalhos afim de melhorarias para pessoas deficientes. “Há 15 anos devolvemos nosso trabalho e ainda temos muito para crescer, mas isso só poderá acontecer se os municípios e o estado abrirem as portas para nós, como Ribeirão Pires está abrindo com essa conferência”, explicou Flávio.

A secretária Sonia Garcia explicou as prefeituras e o estado tem estruturado os direitos das pessoas com deficiência em pastas de Direitos Humanos, porém “este trabalho funciona de forma transversal, atuando com a integração aos trabalhos de assistência social e valorização humana”, afirmou.

 

Compartilhe

Comente

Leia também