Pesquisa aponta que 73% dos fumantes estão satisfeitos com a lei antifumo

Pesquisa do Ibope realizada a pedido do governo do Estado de São Paulo aponta que 73% dos paulistas que fumam estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a lei antifumo paulista, em vigor desde agosto do ano passado.

Lei antifumo paulista entrou em vigor em agosto do ano passado

Foram ouvidas cerca de 800 pessoas, no período de 22 a 27 de julho, em todo o Estado. A nota média dada à lei pelos próprios fumantes foi 9,2, muito próxima à concedida pelos não-fumantes entrevistados na pesquisa, que foi de 9,5.

No total, 91% dos ouvidos pelo Ibope consideram a lei antifumo como boa ou ótima, 4% disseram que ela é regular, 1% classificaram como ruim e apenas 3% como péssima. Entre os fumantes o índice de bom e ótimo chegou a 83%.

Quando perguntados sobre a vantagem da lei, 29% dos entrevistados disseram que ela protege as pessoas da fumaça nociva do tabaco, e 25% ressaltaram que a medida melhorou a qualidade do ar em bares e restaurantes. Para 29% dos entrevistados, a legislação protege inclusive a saúde das pessoas que fumam. Dez por cento responderam que a lei melhorou a vida pessoal delas.

A pesquisa revelou ainda que quase a metade (49%) dos fumantes informaram estarem fumando menos em razão da lei antifumo. Entre as mulheres fumantes, 55% reduziram o número de cigarros depois que a legislação entrou em vigor.

“Os resultados refletem o acerto de uma legislação que veio para ficar. A lei antifumo pegou porque a grande maioria dos paulistas entendeu se tratar de uma medida de saúde pública, que combate o tabagismo passivo em ambientes fechados de uso coletivo”, diz o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa.

Balanço – A lei antifumo paulista completou um ano em vigor em 7 de agosto deste ano com 99,78% de adesão por parte dos estabelecimentos. Em 12 meses os agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon realizaram 360,7 mil inspeções por todo o Estado e aplicaram 822 multas, o que representa apenas 0,22% de descumprimento.

Compartilhe

Comente

Leia também