Periquito- Saiba tudo sobre esta linda e popular ave

Quando você pensa em um pássaro doméstico, qual a primeira espécie que passa pela sua cabeça? Um canário com seu canto melodioso? Um papagaio falante? Se você é como grande parte das pessoas, o periquito é o primeiro pássaro que surge à sua mente.

Na verdade, estudos já comprovam que o periquito é o pássaro mais escolhido entre as famílias de todo o mundo, o que só comprova que sua personalidade é bastante dócil e sua companhia, muito agradável.

Periquito: pequeno no tamanho, grande na personalidade

Lindo e falante, o periquito é muito indicado para primeiro pássaro de uma família. Uma das características mais marcantes do periquito são suas penas pontudas na cauda e suas cores vibrantes.

Periquitos podem medir de 18 cm em diante e, quando bem cuidados e alimentados com uma dieta balanceada, podem viver entre 15 e 20 anos.

Assim como outros tipos de papagaios, os periquitos possuem quatro dedos em suas patas – dois virados para frente e dois virados para trás – enquanto a maioria dos pássaros possui três virados para frente e um virado para trás.

A pequena região carnosa sobre o bico do periquito é conhecida como “carúncula” e pode te ajudar a determinar o sexo do seu pássaro; machos apresentam carúncula em tons de azul, enquanto a carúncula das fêmeas é avermelhada ou marrom.

Os três i’s dos periquitos

Junto com suas belas cores, sua personalidade ativa e sua habilidade de imitar alguns sons, periquitos também são conhecidos pelas seguintes características:

  • Inteligência
  • Independência
  • Interação

 

Ainda que bastante independentes, os periquitos amam atenção e interações diárias, podendo criar laços muito afetuosos com seus tutores. Muito ativos, os periquitos gostam bastante de atividades e brincadeiras que os mantém ocupados em seu habitat, por isso, brinquedos para pássaros como escadinhas, balanços, anéis e bolas são excelentes opções para deixar o seu periquito bastante feliz e livre do tédio.

O periquito também é conhecido por sua inteligência. Com treinamento apropriado e bastante socialização, eles podem aprender a cantar canções.

Periquitos e socialização

Periquitos são naturalmente sociais e possuem uma necessidade nata por companhia. Ainda que você tenha desenvolvido uma relação bastante forte e afetuosa com seu periquito, não é possível passar todas as horas do dia com ele, certo?

Pensando nisso e ainda que a personalidade independente dele faça bom uso de alguns momentos sozinho, considere presenteá-lo com outro periquito para fazer companhia. É recomendado que, a não ser que você queira se tornar um criador de periquitos, escolha pares do mesmo sexo.

Periquitos que vivem em par precisam de gaiolas maiores para se sentirem confortáveis, podem não criar laços muito fortes com seus tutores humanos e não se sentirem confortáveis em deixarem suas gaiolas para brincar, por isso esteja sempre atento às respostas do seu pássaro e não o force a comportamentos que não são agradáveis a ele.

Dieta balanceada para periquitos

Como um animal herbívoro, a dieta de um periquito consiste em grãos, sementes e frutas e vegetais frescos. O pilar da alimentação do periquito deve ser ração específica para periquitos e, como complemento, sirva petiscos em forma de frutas, vegetais e algumas sementes.

Jamais alimente seu pássaro com chocolate, cafeína, bebida alcoólica, sementes de frutas ou abacate, pois isso pode fazer muito mal a ele e, até mesmo, levá-lo à morte. Considere sempre manter contato com um veterinário de sua confiança, formulando com ele a melhor dieta possível para o seu periquito e garantindo a ele uma vida longa, feliz e saudável!

(fonte: blog petz)

Compartilhe

Comente

Leia também