Paraolimpíadas Escolares: incluir por esporte

Nesta semana, a cidade de São Paulo sedia as Paraolimpíadas Escolares – 2010, o maior evento paradesportivo do gênero realizado em todo o mundo e que, pela primeira vez, acontecerá no Estado de São Paulo. Durante os dias de competição, a capital paulista receberá cerca de mil atletas de todo o país para competir em dez modalidades.

Evento acontecerá pela primeira vez no Estado de São Paulo

“Além de fomentar o surgimento de novos talentos em uma área em que o Brasil já exibe excelentes resultados internacionais, as Paraolimpíadas Escolares servem para chamar a atenção da sociedade sobre a eficácia do esporte como ferramenta de inclusão social. Os jovens participantes, seus familiares, treinadores e professores poderão aprender e ensinar sobre a convivência em sociedade, sobre a importância de dar oportunidades a todos, sobre o sentido profundo dos direitos humanos”, fala Linamara Rizzo Battistella, médica fisiatra e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Durante os jogos, professores da rede estadual de ensino farão parte da Comissão Técnica responsável pela organização das Paraolimpíadas Escolares, em um contato direto com o público com deficiência. “Ao estreitarmos esse vínculo, estimulamos a participação igualitária de alunos com e sem deficiência nas salas de aula e nas atividades físicas dentro dos colégios, reduzindo as barreiras atitudinais e formando pessoas capazes de dividir o mesmo espaço”, diz Linamara.

Segundo ela, o evento ainda deverá contribuir para a formação de atletas para os Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Estes jovens estudantes estarão em idade de competir daqui a seis anos. Torçamos por seu sucesso no âmbito esportivo. Mas, mais importante, vamos trabalhar para que o exemplo de cidadania destas Paraolimpíadas se multiplique por nossas escolas, casas e ruas. Esta será a maior vitória”, finaliza.

Compartilhe

Comente

Leia também